Criado Grupo de trabalho que levará propostas do Ceará para a COP 30
23 de junho de 2025 - 17:32 #Alece #Associação Caatinga #Cegás #COP 30 #Fiec #Grupo de trabalho #Instituto Pró-Silvestre #propostas do Ceará #SDA #SDE #Sedih #Seinfra #Semace #Sepa #Uece #UFC
O Governo do Ceará avançando nos preparativos para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), forma grupos de trabalho com foco nos seguintes eixos: Transição Energética, Recaatingamento e Ativos Ambientais. A primeira reunião ocorreu nesta segunda-feira (23), na sede da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), com condução da titular da pasta, Vilma Freire.
A iniciativa é coordenada pela Sema e conta com a participação de órgãos estaduais, universidades, instituições da sociedade civil e representantes do setor produtivo. Entre os participantes estão a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), a Companhia de Gás do Ceará – Cegás, a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Estadual do Ceará (Uece), a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), a Secretaria de Direitos Humanos (Sedih), a Defesa Civil do Ceará, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), a Secretaria Estadual de Proteção Animal (Sepa), além da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Associação Caatinga e Instituto Pró-Silvestre.
A secretária executiva da SDE, Brigida Miola, coordenará o grupo de um dos temas mais relevantes da agenda de desenvolvimento econômico no Ceará, a transição energética. Já o grupo de Ativos Ambientais, responsável por propor projetos e programas voltados para a geração de ativos ambientais será coordenado pela técnica da Sema, Tayná das Chagas Lemos. O grupo do Recaatingamento, que desenvolverá ações integradas de combate à desertificação,recuperação de áreas degradadas e revitalização do bioma Caatinga, será coordenado pela procuradora da Semace, Luciana Barreto.
Consorcio Nordeste e COP30
O Ceará coordena a Câmara Temática do Meio Ambiente do Consórcio Nordeste. A titular da Sema é a coordenadora técnica e o governador Elmano de Freitas, o coordenador político.
Em maio, Vilma Freire participou de reunião com o presidente da COP 30, embaixador André Corrêa do Lago para discutir e organizar a participação dos estados brasileiros na Conferência. Na ocasião, foi informado que será solicitada à organização do evento a realização de painéis específicos e a criação de um espaço para um estande representando a região.