Nova gestão do Parque do Cocó é apresentada em reunião do Conselho Gestor
27 de maio de 2025 - 14:33 #Conselho Gestor #Parque do Cocó #reunião #Unidade de Conservação (UC)
O Parque Estadual do Cocó, Unidade de Conservação (UC) estadual gerida pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), realizou, nesta segunda-feira (26), a primeira Reunião do Conselho Gestor de 2025. O evento foi conduzido pela titular da Sema, Vilma Freire, e teve como objetivo apresentar o novo gestor da UC, Wlademir Teotônio, aos membros do colegiado, composto por representantes do poder público e da sociedade civil.
Durante a reunião, a titular da Sema, anunciou iniciativas importantes para o Parque, como a chegada do Instituto Dragão do Mar (IDM), que está sendo contratado para executar o Programa de Cultura, Memória e Natureza. O programa prevê ações de difusão e fruição cultural, como o projeto Vem Pro Parque, e agora o IDM também integrará o Conselho Gestor. “Nosso objetivo é fortalecer a gestão participativa e ampliar as ações de valorização ambiental e cultural no Parque”, afirmou a secretária Vilma Freire.
Outros temas discutidos incluíram o desenvolvimento de ações nas comunidades tradicionais e a retomada do Pacto pelo Cocó, uma agenda estratégica que visa proteger e recuperar o rio Cocó desde as nascentes até a foz. Também foi realizada a votação para inclusão do IDM, da Ambiental Ceará e do Grupo de Interesse Ambiental (GIA) como novos membros do Conselho Gestor.
Estiveram presentes na reunião a coordenadora de Biodiversidade da Sema, Patrícia Jacaúna, e representantes da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace); do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA); da Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP); do Ecomuseu Natural do Mangue; da Universidade Federal do Ceará (UFC); da comunidade tradicional Casa de Farinha; do Conselho Regional de Biologia; da Universidade de Fortaleza; da Ambiental Ceará; da Casa Civil; da comunidade da Sabiaguaba e do IDM.
Saiba mais
O Conselho Gestor de Unidades de Conservação (UC), previsto pela Lei nº 9.985/2000 (SNUC), é formado por representantes de entidades públicas e da sociedade civil, com o objetivo de garantir uma gestão participativa das áreas protegidas. Presidido pela Sema ou seu representante, o Conselho se reúne regularmente e tem seu funcionamento definido por regimento interno. A formação do conselho ocorre em três etapas: identificação dos atores envolvidos, mobilização e oficialização por portaria. Segundo o Decreto nº 4.340/2002, os conselhos podem ser consultivos ou deliberativos e devem ser paritários quando possível. No Ceará, a Instrução Normativa nº 04/2015 regula a criação e funcionamento desses conselhos nas unidades de conservação estaduais.