Plano ABC+: Sema participa do treinamento em Manejo de Resíduos da Produção Animal
23 de maio de 2025 - 11:54
A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) participou nesta quinta-feira (22), no auditório da sede da Embrapa Agroindústria Tropical, em Fortaleza, do Treinamento em Manejo de Resíduos da Produção Animal (MRPA). A agrônoma e técnica da Coordenadoria do Desenvolvimento Sustentável (Codes), Viviane Gomes, e Coordenadora do Grupo Gestor Estadual (GEE), do Plano ABC+ CE, fez a abertura do evento. Também presente, o Coordenador da Codes/Sema, Fábio Gusmão.
O objetivo da capacitação, resultado de uma parceria entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e o Instituto 17, foi o de fortalecer a implementação do Manejo de Resíduos da Produção Animal nas políticas estaduais, no âmbito do Plano ABC+ , dentro do projeto “Integrando a Mitigação do Metano nas Estratégias Nacionais de Agricultura”. O curso foi disponibilizado apenas para os GEEs que se destacam na Implementação do Plano ABC+, dentre eles, o Estado do Ceará.
O público alvo foram os integrantes do GEE e o facilitador, o professor Gabriel Nuto Nóbrega, do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente Funcap/Sema. Pelo GEE, também participaram, além dos representantes da Sema, técnicos das Secretarias de Estado do Desenvolvimento Agrário (SDA) e do Desenvolvimento Econômico (SDE); do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa; da Embrapa; da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab); da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), da Cooperativa do Trairí (Cooperai) e outros técnicos da área, convidados.
De acordo com Viviane, no treinamento foi apresentada a ferramenta ABC+ CALC. “Trata-se de uma calculadora desenvolvida pelo MAPA, em parceria com outros órgãos, que vai possibilitar o monitoramento das ações realizadas em nível estadual e federal para o MRPA, incluindo o volume de resíduos manejados e a redução das emissões de metano (CH4) e oxido nitroso (N2O) no contexto do Plano ABC+ Ceará”, explicou. A técnica ainda destacou que o evento representou “além do reconhecimento dos esforços no sentido de implementar o ABC+, o fortalecimento do mesmo para uma Agricultura de Baixo Carbono no Estado do Ceará”.
Sobre o ABC +
O ABC + busca promover a redução das emissões de gases do efeito estufa na agricultura – conforme preconizado na Política Nacional sobre Mudanças do Clima (PNMC) -, melhorando a eficiência no uso de recursos naturais e aumentando a resiliência de sistemas produtivos e de comunidades rurais, possibilitando a adaptação do setor agropecuário às mudanças climáticas.