Reunião com presidente da COP30 discute agenda dos Estados na Conferência do Clima
22 de maio de 2025 - 16:59
A titular da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Vilma Freire, participou, na manhã desta quinta-feira (22), de uma preparatória para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontece em novembro na cidade de Belém (PA). A reunião ocorrida no Palácio da Abolição, em Brasília (DF), teve a participação do presidente da COP 30, embaixador André Corrêa do Lago; a diretora executiva da COP30, a secretária de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Ana Toni.
De acordo com Vilma Freire, durante o encontro que reuniu os consórcios regionais, foi discutida e organizada a participação dos estados brasileiros na Conferência. “Alinhamos estratégias com o objetivo de fortalecer a presença do Brasil nas zonas verde e azul da COP30, ampliando o diálogo com o mundo e não apenas com o público interno”, disse. A titular da Sema que coordena atualmente a Câmara Técnica do Meio Ambiente do Consórcio Nordeste.
Ela ainda informou que neste momento, o Nordeste está conduzindo as discussões e que em agosto, cada região realizará eventos locais para envolver sociedade civil, setor privado, povos tradicionais e outros atores no processo — todos coordenados pela presidência da COP junto aos Consórcios. “Vamos levar três eixos prioritários: Transição Energética, Recatingamento e Valorização dos Ativos Ambientais”, destacou. “Seguimos firmes na construção de uma participação regional forte, diversa e estratégica para a COP30!”, encerrou.
COP 30
A 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) será realizada em novembro de 2025 no Brasil, em Belém, no Pará. Líderes globais, ambientalistas, cientistas e representantes de diversos setores vão discutir o futuro do planeta frente às mudanças climáticas.
Consórcio Nordeste
O Consórcio Nordeste é um instrumento de integração dos nove estados nordestinos que, desde 2019, uniram forças para impulsionar o desenvolvimento da região e superar a histórica desigualdade regional. As Câmaras Temáticas do Consórcio Nordeste buscam soluções para as demandas enfrentadas pelos estados da Região em diversas áreas, entre elas saúde, segurança, infraestrutura, meio ambiente e ciência. Os membros avaliam práticas de sucesso executadas isoladamente e desenvolvem soluções aplicáveis ao conjunto dos estados.