Lazer, esporte, educação ambiental, pessoas e muita área verde no Parque Estadual do Cocó, o mais visitado do Brasil
14 de maio de 2025 - 11:42
O Parque do Cocó, localizada no coração da cidade de Fortaleza, é a Unidade de Conservação (UC) sob gestão estadual, mais visitada do Brasil. A frente de parques como o do Jaraguá em São Paulo, das Dunas de Natal, no Rio Grande do Norte e dos Lençóis Maranhenses, o Cocó recebe anualmente, 598.748 visitas.
O dado aparece na primeira edição do estudo Visitômetro dos Parques do Brasil, do Instituto Semeia , organização sem fins lucrativos, que trabalha para potencializar o desenvolvimento socioeconômico sustentável de parques e UCs brasileiras.
De acordo com o Semeia, os dados da pesquisa são de 2023. Além do Cocó, na categoria estadual, outros dois parques cearenses se destacaram entre entre os dez equipamentos nacionais mais procurados do Brasil: o Parque Nacional de Jericoacoara, classificado como o mais visitado do Nordeste e o quarto mais visitado em todo o País. O Parque de Ubajara ocupa a oitava colocação no ranking de parques nacionais.
O fato é que o Parque do Cocó, sob a gestão da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), com seus 1.581,29 hectares (ha), é o quarto maior da América Latina e o maior do Norte/Nordeste brasileiro em área urbana. Se estendendo por mais de 15 bairros de Fortaleza, o Parque Estadual do Cocó é o quarto maior da América Latina e o maior do Norte/Nordeste brasileiro em área urbana.
De acordo com a titular da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Vilma Freire, quem não conhece o Parque Estadual do Cocó, precisa urgentemente fazer uma visita. “A razão pela qual há tantos visitantes por lá é que dá para fazer de tudo no Cocó: curtir a natureza, fazer trilhas, piqueniques em família, praticar esportes, dançar e até andar de barco”, disse. O Parque é cortado pelo Rio do Cocó. Para quem curte leitura em meio ao verde, tem um cantinho especial por lá para isso.