Integrantes do Programa Agente Jovem Ambiental participam de trilha ecológica no município de Graça

12 de maio de 2025 - 11:41

Integrantes do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), do município de Graça — localizado a 304 quilômetros da capital cearense — participaram, no último sábado (10), de uma trilha de conscientização ecológica. O percurso teve início no Pé de Serra do Graça e seguiu até a área ecológica do Mazagão, em Extremas de Santa Luzia.

A atividade reuniu jovens do programa, professores da rede municipal e estudantes. Durante o trajeto, os participantes recolheram resíduos sólidos encontrados ao longo do caminho e observaram espécies nativas da região, como o caranguejo de água doce, o macaco guariba, o pau-d’alho e outras árvores típicas da Mata Atlântica.

De acordo com a coordenadora regional do Programa AJA, Conceição Nascimento, ações como essa contribuem para aproximar a comunidade do meio ambiente. “A vivência permite conhecer a fauna e a flora da região e entender a necessidade de preservar o ambiente natural”, afirmou. Ela também destacou a experiência: “Foi um verdadeiro banho de floresta ao som de cachoeiras e dos guaribas, uma experiência única.”

Para a jovem Kailane Brito, participante do AJA, a trilha foi uma vivência marcante. Ela relatou o impacto do contato com a natureza. “Conhecer a cachoeira com água pura e fria, sentir o cheiro forte das árvores chamadas pau-d’alho e, lá no alto da serra, ver caranguejos — que eu nem sabia que existiam aqui na nossa região de Graça — foi uma experiência ímpar”, contou.

A área visitada está em processo de regularização como zona de preservação ambiental. A trilha também teve como objetivo promover o reconhecimento do local como um território de valor ecológico e educativo.

Sobre o Programa Agente Jovem Ambiental

O Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) é uma política pública do Governo do Ceará, criada em 2021 por meio da Lei Estadual nº 17.383. Seu objetivo é selecionar jovens em situação de vulnerabilidade social, residentes nos 184 municípios cearenses, para atuarem em projetos socioambientais. Atualmente, 28 jovens participam do programa no município de Graça.