APA do Rio Pacoti e da Lagoa da Precabura realizam a Semana da Biodiversidade 2025

9 de maio de 2025 - 16:36

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), por meio da gestão das Unidades de Conservação (UCs) estadual, Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Pacoti e APA da Lagoa da Precabura, promoveu a Semana da Biodiversidade 2025. No período de 5 a 8 de maio, foi realizada uma série de atividades de educação ambiental, voltada para estudantes e as comunidades, com foco na conservação da natureza e cuidados para com o meio ambiente.

Na APA do Rio Pacoti, o público-alvo foram os alunos da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (E.E.T.I), Manuel Ferreira da Silva. De acordo com a gestora da UC, Edilania Nunes, na segunda-feira, dia dia 5, vinte alunos participaram de trilha ecológica ao longo do Rio Pacoti. “A experiência proporcionou aos estudantes um contato direto com a natureza e a oportunidade de vivenciar, na prática, a importância da conservação ambiental por meio de uma ação de limpeza da trilha”, disse.

Dando continuidade às atividades, dia 6, a APA realizou a atividade de troca de mudas de espécies nativas, por materiais recicláveis. A gestora explicou que o objetivo da ação foi “incentivar o descarte correto dos resíduos sólidos e a arborização da região”. Uma palestra informativa sobre crimes ambientais, com ênfase na questão dos incêndios florestais encerrou a programação da semana na APA do Rio Pacoti.

Palestra na Precabura

Ainda no contexto da Semana da Biodiversidade, a APA da Lagoa da Precabura esteve à frente de uma série de atividades centradas na educação ambiental e conservação da natureza. As ações, iniciadas dia 7 de maio e encerradas nesta sexta (9), tiveram como público-alvo a comunidade do entorno do recurso hídrico. A gestora da APA informou que a bióloga e assessora técnica da Coordenadoria da Biodiversidade (Cobio/Sema), Giovana Rodrigues, ministrou palestra, na Associação de Moradores e Amigos da Lagoa da Precabura.

A especialista abordou a diversidade da fauna local, destacando a necessidade urgente de proteger as espécies nativas e alertando para as consequências negativas do desequilíbrio ambiental. “Foi uma palestra enriquecedora e ficou clara a interação ativa dos moradores e associados. Foi um momento de muito engajamento da comunidade com a causa”, conta a gestora das duas UCs, APA da Lagoa da Precabura e APA do Rio Pacoti.

Para Edilania, as ações integradas, envolvendo as duas APAs com estudantes e moradores das comunidades demonstram o compromisso da gestão em mobilizar a população local para a importância da conservação da biodiversidade. “O nosso esforço de unir o conhecimento à prática, busca contribuir para a construção de um futuro cada vez mais verde e sustentável, tanto para a Lagoa da Precabura, como para o Rio Pacoti”, encerra.

APA do Rio Pacoti

hdr

A APA do Rio Pacoti abrange uma área de 2.914,93 hectares, estabelecidos pelo Decreto Estadual nº 25.778/2000. Localiza-se nos municípios de Fortaleza, Eusébio e Aquiraz, a aproximadamente, 30 km do centro de Fortaleza. Manguezal, cordão litorâneo de dunas, mata de tabuleiro e mata ciliar são os ecossistemas encontrados na APA.
Saiba mais: https://www.sema.ce.gov.br/gestao-de-ucs/unidades-de-conservacao-uso-sustentavel/

APA Lagoa da Precabura

A Lagoa da Precabura é o maior espelho d’água da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) foi transformada em uma Área de Proteção Ambiental no ano de 2022 com a publicação do Decreto Estadual nº 34.939, cujos estudos técnicos foram elaborados em parceria com o Programa Cientista Chefe do Meio Ambiente. São 628,98 hectares, entre os municípios de Fortaleza e Eusébio, que carregam uma história de luta contra ocupações irregulares, desmatamentos e ligações clandestinas de esgotos. O objetivo é conservar e proteger o manancial hídrico e seus recursos naturais. A Lagoa da Precabura se forma a partir do leito do Rio Coaçu, um afluente do Rio Cocó.
Saiba mais: https://www.sema.ce.gov.br/gestao-de-ucs/unidades-de-conservacao-uso-sustentavel/