Concluída a segunda etapa do projeto de comunicação visual da APA das Dunas de Lagoinha

8 de maio de 2025 - 16:49

A Área de Proteção Ambiental (APA) das Dunas da Lagoinha acaba de inaugurar as placas de identidade visual, referentes a segunda etapa do projeto de comunicação visual da Unidade de Conservação (UC) estadual. Trata-se de um projeto de sinalização cujo objetivo é possibilitar uma integração maior dos visitantes com a biodiversidade peculiar local, estabelecendo diretrizes para melhorar a experiência para quem chega à UC, mediando sua interação com a natureza e acrescentando a ela uma camada de informação.

De acordo com o gestor da APA, Limário Praciano, foram instaladas 15 placas interpretativas com informações ambientais e orientações sobre o uso sustentável dos espaços naturais da área protegida. “As placas foram distribuídas em pontos estratégicos da comunidade, quatro na Lagoa das Almecegas, três no Mirante da Lagoinha, quatro na Praça da Igreja Matriz e quatro no Calçadão do Projeto PROINFTUR/SETUR”, explica. A Área de Proteção Ambiental das Dunas de Lagoinha integra o Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC).

Compensação Ambiental

O projeto de identidade visual foi possível no contexto da compensação ambiental, com recursos da Condicionante 03 – Comunicação Visual, vinculada à Autorização Ambiental nº 57/2018, referente ao empreendimento Complexo Turístico Lagoinha Suítes Resort, situado na APA das Dunas da Lagoinha,no município de Paraipaba. A instalação das placas foi realizada pela equipe técnica do empreendimento, com a supervisão do gestor da APA e apoio do engenheiro ambiental, Pedro Paula da Silva Cavalcanti, da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente de Paraipaba.

“As placas são do tipo interpretativas e especiais, com destaque para a acessibilidade, incluindo informações em Braille, garantindo a inclusão de pessoas com deficiência visual. O conteúdo aborda a importância da conservação ambiental, as características da fauna e flora local, além de orientações sobre o comportamento responsável dentro da Unidade de Conservação”, relatou Praciano. A compensação ambiental é um mecanismo, previsto na legislação ambiental brasileira, que visa contrabalançar os impactos ambientais causados por um empreendimento.

APA das Dunas da Lagoinha

Lagoinha é uma das mais lindas praias do litoral cearense, localizada no lado Oeste e integrante do município de Paraipaba. A APA das Dunas da Lagoinha estende-se por 523,43 ha, a 115 km de Fortaleza, por estrada duplicada. Estabelecida pelo Decreto Estadual nº 25.417/1999, tem entre os seus objetivos, proteger e conservar as comunidades bióticas nativas, os recursos hídricos e os solos e assegurar a sustentabilidade dos recursos naturais e respeito às peculiaridades histórico-culturais, econômicas e paisagísticas locais, com ênfase na melhoria da qualidade de vida dessa comunidade.