AJAs de Novo Oriente participam de oficina do IDT, sobre o mercado de trabalho
15 de abril de 2025 - 14:22 ##AJA
Integrantes do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) de Novo Oriente participaram, nesta segunda-feira (14), da Oficina de Orientação para o Mercado de Trabalho. A atividade, realizada pelo Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), instituição vinculada à Secretaria do Trabalho do Estado do Ceará (SET), é decorrente do Termo de Cooperação Técnica (TCT) celebrado entre a Sema e a SET, com o apoio do IDT.
Na oficina, com quatro horas de duração, os AJAs aprenderam sobre o mercado de trabalho, os tipos de perfis solicitados pelas empresas, como se comportar em uma entrevista de emprego, postura profissional, marketing pessoal e dicas para a elaboração do currículo. “O objetivo é auxiliar o integrante e o egresso do Programa AJA, a se inserir no mercado de trabalho, alavancando potencial de viabilidade de empregabilidade para os mesmos”, explica o Orientador da Célula de Educação Ambiental da Sema, Sérgio Mota.
Durante a atividade, a coordenadora do programa, no município de Novo Oriente, Amanda Maroana, acompanhou os AJAs participantes. Além dos AJAs, alunos das escolas, EEEP Maria Eudes Veras e EEMTI Coelho Mascarenhas, também participaram do treinamento ministrado pelo gerente da Unidade de Atendimento do IDT, Carlos Alves. O secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Claudino Sales, visitou os jovens por ocasião da realização da oficina.
Programa AJA
O Agente Jovem Ambiental (AJA) é uma política de Estado criada pelo governo do Ceará [Lei Estadual 17.383, de 11 de janeiro de 2020]. Sob a gestão da Sema, o programa AJA atende 10 mil jovens em situação de vulnerabilidade social residentes em municípios cearenses, buscando estimular a participação dos mesmos em projetos sustentáveis, por meio da inclusão social e ambiental.
No momento encontram-se abertas as inscrições para o Programa AJA – Edital 2025. São 9.591 (nove mil, quinhentas e noventa e uma) vagas imediatas distribuídas em todos os 184 municípios cearenses com um auxílio financeiro de R$200,00, além de capacitação em educação ambiental, seguro acidente, fardamento e certificado