Agente Jovem Ambiental promove ação de Educação Ambiental em Escola da Zona Rural de Novo Oriente

15 de abril de 2025 - 13:31 #

Na última sexta-feira (11), integrantes do programa Agente Jovem Ambiental (AJA), de Novo Oriente, participaram do lançamento do projeto ambiental “Adote uma Árvore”, realizado na Escola de Ensino Fundamental Francisco das Chagas Mota, localizada na comunidade de Agrovila, zona rural do município.

Durante a ação, cujo objetivo foi incentivar o cuidado com o meio ambiente e promover a educação ambiental entre os estudantes, foram plantadas árvores nativas e frutíferas para expandir o pomar da escola. Além disso, foram distribuídas mudas de plantas para que os alunos pudessem levá-las para casa.

O AJA Giliarde Nobre participou da ação e destacou sua alegria em fazer parte do Programa. “Participar do programa Agente Jovem Ambiental me permitiu não apenas aprender sobre sustentabilidade, mas também compartilhar esse conhecimento com minha comunidade. Cada árvore plantada é um passo para um futuro mais verde e mais consciente”, pontuou o jovem. 

Cultivando e Integrando pessoas

A atividade contou com 60 mudas de plantas fornecidas pelo Projeto Viveiro Cultivando Pessoas, uma iniciativa do Plano de Ação Comunitário dos AJAs, desenvolvido dentro da Unidade Prisional de Novo Oriente. O projeto visa à ressocialização e à sustentabilidade ambiental, capacitando os internos a produzirem mudas para arborização e reflorestamento.

A ação também contou com o apoio da Igreja Católica, por meio da Campanha da Fraternidade 2025, que tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, e da Brigada Florestal de Novo Oriente.

Programa Agente Jovem Ambiental

O Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) é uma política do Governo do Ceará, criada em 2021, por meio da Lei Estadual nº 17.383, com o intuito de selecionar jovens em situação de vulnerabilidade social, residentes nos 184 municípios cearenses, para atuação em projetos socioambientais.

O Programa é desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) e visa estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, através da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente.

Inscrições abertas 

Estão abertas as inscrições para o Programa AJA, com 9.591 (nove mil, quinhentas e noventa e uma) vagas imediatas distribuídas em todos os 184 municípios cearenses com um auxílio financeiro de R$200,00, além de capacitação em educação ambiental, seguro acidente, fardamento e certificado. Inscrições pelo site da Sema até o dia 27 de abril.

Para verificar a documentação necessária e outros detalhes sobre o processo seletivo, acesse o Edital na íntegra (baixe aqui).

Confira aqui o cronograma atualizado.

Faça sua inscrição aqui.

Para saber mais, leia:  Continuam abertas as inscrições para o Programa Agente Jovem Ambiental