Sema e Previna promovem em Icapuí, capacitação para enfrentamento aos incêndios florestais
14 de abril de 2025 - 13:34
O município de Icapuí foi palco de uma significativa iniciativa promovida pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), por meio do Programa de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate a Incêndios Florestais (Previna). As técnicas da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio/Sema), Carollyne Matos e Camila Maria dos Santos, realizaram capacitações direcionadas aos diferentes grupos de profissionais que atuam na Região.
O objetivo da ação, ocorrida dias 20 e 21 de março, teve como principal objetivo fortalecer a Região no enfrentamento de incêndios florestais. “Assim como a preservação e a conservação da biodiversidade, nas áreas ambientais de extrema relevância, como a Unidade de Conservação (UC) estadual Área de Proteção Ambiental (APA) Berçários da Vida Marinha”, explicou Carollyne. Na manhã do dia 20, a formação teve como público-alvo os técnicos do Instituto Municipal de Fiscalização e Licenciamento Ambiental (IMFLA) e servidores das diversas secretarias do Município..
A técnica Carollyne destacou que a capacitação foi estruturada para proporcionar uma compreensão das práticas de prevenção, combate e manejo de incêndios florestais. “Além disso, enfatizou a importância do trabalho integrado e coordenado entre as diferentes esferas de governo para minimizar danos e garantir uma resposta eficaz diante de tais emergências”, disse. Na tarde do dia 20 e na sexta-feira (21), a capacitação teve como público-alvo, integrantes da ONG, Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis).
Comprometimento
O treinamento foi dividido em dois módulos: um teórico e um prático. No módulo teórico, os participantes tiveram a oportunidade de adquirir um entendimento aprofundado sobre as causas dos incêndios florestais, seus impactos na biodiversidade e na saúde ambiental, e as melhores estratégias para a mitigação desses desastres. “No módulo prático, os participantes realizaram exercícios simulados em campo, que possibilitaram a aplicação dos conceitos abordados, incluindo o uso de técnicas específicas para o combate de incêndios e a utilização de ferramentas especializadas”, informou Camila.
As capacitações realizadas pela Sema refletem o comprometimento da Secretaria com o enfrentamento e prevenção aos incêndios florestais. A proposta do curso é de uma capacitação participativa e dialogada, com atividades e metodologias interativas, munindo os participantes com os conhecimentos necessários para conviver com os desafios impostos pelos incêndios florestais”, encerra Camila.
Previna
Desde 2004, a Sema coordena o Previna. O programa tem o objetivo “de subsidiar o governo na formulação de políticas públicas de promoção e desenvolvimento de ações, contribuindo efetivamente para o planejamento e a utilização de estratégias de prevenção, monitoramento, controle de queimadas e combate aos incêndios florestais no âmbito estadual”. Conta, também, com a colaboração de parceiros a exemplo do Corpo de Bombeiros do Ceará, Ibama, Defesa Civil e BPMA.