Sema e Associação Viva a Vida firmam compromisso com a SDA e a Ematerce para a implantação da Coleta Seletiva Solidária

10 de abril de 2025 - 16:28

Agora já são 32 orgãos, no âmbito da Administraçã Pública Estadual comprometidos com o projeto Coleta Seletiva Solidária. Nesta manhã de quinta-feira (10), no Gabinete Executivo da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), com a participação da titular da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Vilma Freire, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e a SDA firmaram Termo de Compromisso com a implantação do projeto.


Também participaram do ato, o titular da SDA, Moisés Braz, o Assessor do Desenvolvimento Institucional, José Bartolomeu Cavalcante, representantando o Presidente da Ematerce, e a catadora Laudirene Teixeira de Souza, Presidente da Viva a Vida, a associação que será beneficiada com os recicláveis gerados nas instalações dos dois órgãos.


Com a assinatura do termo, a SDA e a Ematerce se comprometem a destinar com responsabilidade, os materiais recicláveis descartados, classificados como não perigosos, a exemplo do papel, papelão, copos descartáveis, garrafas de plástico e metais diversos, por meio da implementação de coleta seletiva para fins de reciclagem. Asinaram o termo, a Sema, Sda, Ematerce e Associação Viva a Vida.

Ao abrir o encontro, o secretário Braz, da SDAB, abriu o encontro, cumprimentou todos os presentes e afirmou que considera o Coleta Seletiva importante. “Não apenas para a SDA, Ematerce e ou Sema, mas para a Política Ambiental de todo o Governo do Estado do Ceará”, disse. A Presidente Laudirene afirmou que “graças a Deus” segue na luta, apesar dos preconceitos. “Devemos a nossa sobrevivência muito graças a esse projeto, de onde tiramos o nosso sustento”, declarou.

800 mil

A titular da Sema destacou a importância do trabalho dos catadores e catadoras em todo o Brasil, onde 800 mil pessoas vivem exclusivamente da renda da catação e sem a valorização devida por parte da sociedade. Relatou que a Secretaria tem um olhar todo especial para catadores e catadoras, que o órgão trabalha para eliminar os lixões em território cearense. “Quando recebo um plano ou projeto referente a um aterro sanitário, pergunto logo qual o plano para lidar com os catadores e catadoras”, contou.


As ações destinadas à implantação, execução e acompanhamento da Coleta Seletiva Solidária nas sedes da SDA e Ematerce serão coordenadas pelo Comissão Setorial criada no contexto dos dois órgãos. Posteriormente, a Comissão vai reunir todos os colaboradores da Ematerce e SDA para apresentar o projeto e iniciar os trabalhos.

Coleta Seletiva Solidária

A Coleta Seletiva Solidária foi instituída pelo Decreto Estadual no 32.981, de 21 de fevereiro de 2019, diante da importância do exemplo que deve ser transmitido à sociedade por parte de todas as entidades e órgãos que compõem a Administração Pública Estadual direta e indireta na correta destinação dos resíduos recicláveis com a participação de associações e/ou cooperativas de catadores, buscando à inclusão social e emancipação econômica de catadores de materiais reciclados.