Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba conclui a troca do piso

10 de abril de 2025 - 13:48

Texto e fotos – Ascom IDM

O governo do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) e da Superintendência de Obras Públicas (SOP), finalizou dentro do prazo previsto, em abril de 2025, a substituição do piso do Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba. A revitalização foi iniciada em janeiro de 2025.

A entrega dessa benfeitoria será realizada nesta sexta-feira, 11 de abril, às 11h, com a presença da titular da SEMA, Vilma Freire, do titular da Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP), Valdeci Rebouças, do diretor de Ação Cultural do Instituto Dragão do Mar (IDM), Lenildo Gomes, do gestor do equipamento, Caio Quinderé, e do titular da Secretaria Executiva Regional 7 da Prefeitura de Fortaleza, Francisco Ibiapina. O encontro será marcado pelo planejamento de mudas na área do Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba.

A ação, que proporciona mais conforto, segurança e uma estética renovada para o local, foi executada de forma estratégica, garantindo que o Complexo permanecesse aberto ao público durante todo o período, com os 16 permissionários em funcionamento. Com isso, moradores e turistas puderam continuar aproveitando as opções de lazer e gastronomia sem qualquer interrupção.

A modernização do piso era uma importante etapa para a valorização do Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba, um ponto de encontro tradicional e um importante pólo de desenvolvimento local, com ações de difusão artística e formação em turismo, empreendedorismo, gastronomia e meio ambiente. A nova superfície contribui para a acessibilidade, facilita a circulação e reforça o potencial turístico e econômico da região.

De acordo com a titular da Sema, Vilma Freire, todo o serviço foi resultado do compromisso e esforço da SEMA, da SOP e do IDM em investir em melhorias contínuas na infraestrutura ambiental. “A Sabiaguaba é um lugar de resistência e história e é um espaço essencial para o lazer da comunidade e para quem visita Fortaleza. A troca do piso contribui para tornar esse ambiente mais acessível e confortável para todos.”, destacou.

Sobre o Complexo:

O Complexo da Sabiaguaba é gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), Organização Social que administra outros 15 espaços públicos em parceria com o Governo do Ceará. É parte integrante do Parque Estadual do Cocó, vinculado à SEMA e uma referência de lazer, gastronomia e contato com a natureza em Fortaleza. O espaço passou a ser área protegida quando o Parque do Cocó foi regulamentado e é um símbolo do compromisso com a sustentabilidade e o bem-estar da comunidade da Sabiaguaba.

Além dos quiosques de Gastronomia Tradicional, conta com o Centro de Memória Raízes da Sabiaguaba, que narra a história de amor e resistência da população local pela região.

SERVIÇO

Horários de funcionamento:

Todos os dias, exceto às terças-feiras

9h às 22h – sábados, domingos, feriados e férias

10h às 22h – dias úteis

Terças-feiras: fechado para manutenção

Centro de Memória Raízes da Sabiaguaba – quarta-feira a sábado, 2º e 4º domingos de cada mês, das 11h às 19h.

Shows aos sábados, 16h

Acesso é gratuito

Sem cobrança de couvert

Programação com classificação indicativa Livre

Acessibilidade física

Contato para Imprensa:

Clícia Weyne: (85) 99731-9154

sabiaguaba@idm.org.br