SDA e Ematerce firmam compromisso para a implantação do Coleta Seletiva Solidária
9 de abril de 2025 - 14:59
Nesta quinta-feira (10), às 11h, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) assinam Termo de Compromisso com a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) para a adesão ao Coleta Seletiva Solidária. A assinatura acontece no Gabinete do Secretário Moisés Braz e contará com a participação da titular da Sema, Vilma Freire.
Com a assinatura do termo, a SDA e Ematerce se comprometem a destinar com responsabilidade, os materiais recicláveis descartados classificados como não perigosos, tais como: papel, papelão, copos descartáveis, garrafas de plástico e metais diversos, por meio da implementação de coleta seletiva para fins de reciclagem.
As ações destinadas à implantação, execução e acompanhamento da Coleta Seletiva Solidária nas sedes da SDA e Ematerce serão coordenadas pelo Comissão Setorial criada no contexto dos dois órgãos. A adesão ao programa reflete o comprometimento dos órgãos com as boas práticas ambientais.
Coleta Seletiva Solidária
A Coleta Seletiva Solidária foi instituída pelo Decreto Estadual no 32.981, de 21 de fevereiro de 2019, diante da importância do exemplo que deve ser transmitido à sociedade por parte de todas as entidades e órgãos que compõem a Administração Pública Estadual direta e indireta na correta destinação dos resíduos recicláveis com a participação de associações e/ou cooperativas de catadores, buscando à inclusão social e emancipação econômica de catadores de materiais reciclados.