Sema é homenageada em sessão solene na Assembleia Legislativa do Ceará

8 de abril de 2025 - 17:25

Com dez anos de história dedicados à proteção dos recursos naturais e ao desenvolvimento sustentável do Estado, a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) foi homenageada nesta terça-feira (8) em sessão solene no Plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).

A solenidade, que atendeu a requerimento do presidente da Casa, deputado Romeu Aldigueri, homenageou funcionários, gestores e parceiros que ajudaram a construir o legado da pasta, cuja competência primordial é elaborar e implementar a política ambiental do Estado.

Na abertura da sessão, Romeu Aldigueri, que já foi superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), defendeu a gestão compartilhada do meio ambiente. “Quanto mais órgãos ambientais tivermos, melhor. Quanto mais conselhos municipais de meio ambiente existirem, melhor”, declarou.

O presidente também parabenizou o papel fundamental da Sema: “Este momento marca uma trajetória de dedicação e avanços significativos na construção de políticas públicas voltadas à preservação ambiental e à sustentabilidade em nosso estado. A Sema tem exercido um papel essencial na proteção dos recursos naturais e no incentivo a práticas sustentáveis”, pontuou.

Representando o governador Elmano de Freitas na cerimônia, a titular da Sema, Vilma Freire, agradeceu o compromisso de todos que fazem parte da instituição e destacou ações como os programas Agente Jovem Ambiental (AJA) e Auxílio Catador (PAC), que têm servido de exemplo para outros estados.

De acordo com a gestora, o Programa AJA está presente nos 184 municípios cearenses e ressaltou a importância da iniciativa, que incentiva jovens a desenvolverem planos de ação socioambientais nas escolas e nas comunidades. “Eles promovem a educação ambiental para a sustentabilidade das gerações presentes e futuras, sendo um exemplo do Governo do Ceará de que é possível a inclusão social e ambiental com geração de renda e protagonismo juvenil”, destacou.

Vilma ainda agradeceu o trabalho de todos os colaboradores da pasta e reafirmou seu compromisso com o futuro do Ceará: “Continuaremos a trabalhar incansavelmente para assegurar que o nosso Ceará e o nosso planeta se mantenham em equilíbrio, garantindo um futuro mais justo, saudável e sustentável para todos”, concluiu.

Homenageados

Entre os funcionários homenageados pelo tempo de trabalho e dedicação, estavam a secretária Vilma Freire; o técnico da Célula de Finanças, Carlos Obara; e a jornalista da assessoria de comunicação, Tarcilia Rego.

Artur Bruno, o primeiro secretário da Sema e atual presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Fortaleza (Ipplan Fortaleza), também foi homenageado. O professor esteve à frente da pasta entre os anos de 2015 e 2022 e foi responsável por importantes conquistas, como a regulamentação do Parque Estadual do Cocó e a ampliação da poligonal e da área de amortecimento da Unidade de Conservação (UC) estadual. Em seu discurso, ele parabenizou a gestão atual da pasta e destacou que “o governo do Estado acertou em cheio ao criar uma secretaria tão importante e estratégica para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Ceará. O Ceará está de parabéns com a existência da Sema”, finalizou.

Também foram homenageados o secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; o ministro da Educação e ex-governador, Camilo Santana; e a agente jovem ambiental Gabriella Nobre, além da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), representada pelo presidente Joacy Junior, e da Rede de Catadores(as) de Resíduos Sólidos Recicláveis do Estado do Ceará, representada pela presidente Leina Mara Rodrigues.

Estiveram ainda presentes na sessão solene os deputados estaduais De Assis Diniz e Guilherme Bismarck ; o novo superintendente da Semace, João Gabriel Rocha, e o promotor de Justiça Fábio Ottoni, representando a Procuradoria-Geral de Justiça do Estado do Ceará.