AJAs de Novo Oriente visitam a Reserva Natural Serra das Almas, na divisa do Ceará com o Piauí
7 de abril de 2025 - 15:47
No último sábado (5), os integrantes do Programa Agente Jovem Ambiental (AJAs) de Novo Oriente realizaram uma visita à Reserva Natural Serra das Almas, localizada entre os municípios de Crateús, na divisa entre os estados do Ceará e Piauí.
A atividade contou com o acompanhamento da coordenadora regional Amanda Maroana, representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação, além dos estagiários da empresa Karatis Assessoria: Luanderson, Camila e Sabrina, estudantes do curso de Engenharia Ambiental.
Durante a visita, os jovens participaram de trilhas guiadas por educadores ambientais, onde puderam conhecer de perto a rica biodiversidade da Caatinga, com destaque para a variedade de espécies da flora nativa e as nascentes preservadas da região. Além do contato com a natureza, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer tecnologias sustentáveis implantadas na reserva, como o fogão ecoeficiente, forno solar, cisternas de placas, sistema de reuso de água (bioágua), banheiro seco e geração de energia solar. Também visitaram o laboratório da reserva, onde aprenderam mais sobre a fauna local e os projetos de conservação desenvolvidos no espaço.
Para a coordenadora Amando Maroana, a atividade foi um importante momento de aprendizado prático e sensibilização ambiental. “Atividades como esta reforçam o compromisso dos AJAs com a preservação do bioma Caatinga e a promoção de práticas sustentáveis em suas comunidades”, pontuou.
Saiba mais
A Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), é a maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Ceará e está localizada entre os municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI), sendo reconhecida pela Unesco como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Caatinga. O reconhecimento se deve à sua representativa área de Caatinga preservada e à sua interação com as comunidades rurais do entorno. Com 6.285,38 hectares de área protegida, a RNSA resguarda quatro nascentes, espécies ameaçadas de extinção e contribui para a manutenção de serviços ambientais e ecossistêmicos.