Sema e Prefeitura de Aquiraz dialogam sobre o avanço da erosão costeira na região
3 de abril de 2025 - 16:00
Na manhã desta quinta-feira (3), a titular da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Vilma Freire, recebeu o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Aquiraz, Humberto Sena, acompanhado do vereador Vinícius Guimarães e de representantes da Associação de Moradores do Iguape, para discutir ações sobre a erosão costeira na região.
Durante o encontro, a secretária Vilma Freire apresentou o Plano de Ações de Contingência para Processos de Erosão Costeira (PCEC), instrumento estratégico essencial para o gerenciamento de riscos e impactos associados à erosão costeira, que foi elaborado pelo Programa Cientista-chefe Meio Ambiente (Sema/Funcap) em resposta à intensificação desses processos em diversas praias cearenses.
“O Plano de Ações de Contingência para Processos de Erosão Costeira é um estudo robusto que traz ações eficazes de mitigação e prevenção aos desafios impostos pelas mudanças climáticas e pela degradação ambiental. A contenção da erosão costeira é um desafio complexo que envolve aspectos ambientais e socioeconômicos e é fundamental a integração de todas as partes interessadas, incluindo governos locais, organizações não governamentais, comunidade científica e populações afetadas”, afirmou Vilma Freire.
De acordo com Humberto Sena, o avanço do mar é uma preocupação da gestão municipal e dos moradores da região. “Nosso município está em desenvolvimento, mas acreditamos que é possível sim, o desenvolvimento sustentável. A gente veio trazer a demanda da população e fomos surpreendidos com esse Plano de Ação. E e já vamos apresentar ao nosso gestor para que ele tome ciência”, disse.
O encontro também contou com a participação do coordenador do programa Cientista Chefe Infraestrutura Costeira (Seinfra/Funcap), professor Luis Parente Maia, e do técnico da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes/Sema), Wilker Sales, que acompanharam a apresentação do plano e discutiram possíveis ações conjuntas para o enfrentamento da erosão na região.
Acesse: