Sema e inpEV se reúnem para discutir renovação de compromisso
28 de março de 2025 - 16:27
A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) reuniu-se com representantes do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) para discussão acerca da renovação de Termo de Compromisso referente ao sistema de logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos no Estado do Ceará. O Secretário Executivo da Sema, Cassimiro Tapeba, participou do encontro.
O inpEV é uma entidade sem fins lucrativos que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas no Sistema Campo Limpo, programa pioneiro de logística reversa no agronegócio. O inpEV garante a destinação ambientalmente correta de 100% das embalagens vazias de defensivos agrícolas recebidas (97% recicladas e 3% incineradas). Desde 2017, o Sistema também recebe as sobras pós consumo de defensivos.
Durante o encontro, foram debatidos aspectos relativos à ampliação das metas quantitativas e geográficas para a coleta dessas embalagens pós-consumo, bem como a renovação do referido Termo de Compromisso e o Programa de Educação Ambiental do inpEV, denominado PEA Campo Limpo. O Governo do Ceará, por meio da Sema, vai assinar a renovação do Termo de Compromisso com o inpEV para a operacionalização do Sistema Campo Limpo.
De acordo com o Secretário Executivo da Sema, a execução e ampliação dessas iniciativas são essenciais para fomentar a conscientização ambiental e o cumprimento das normativas vigentes, garantindo a efetividade do sistema de logística reversa. “Uma importante contribuição para o desenvolvimento sustentável do nosso Estado”, disse. Desde 2017, a Sema atua em parceria com o inpEV.
O coordenador de Desenvolvimento Sustentável da Sema, Fábio Gusmão, ressaltou a importância da educação ambiental para o setor agrícola e para a gestão eficiente de resíduos. “Principalmente para a promoção da adoção de boas práticas sustentáveis”,destaca. O inpEV desenvolve o Programa de Educação Ambiental (PEA) Campo Limpo, além da disponibilização de materiais didáticos e pedagógicos e da oferta de cursos de Ensino a Distância (EAD) sobre a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas disponíveis em: https://www.inpev.org.br/educacao/.
Postos de recebimento CE
O Recebimento Itinerante é uma ação do Sistema Campo Limpo essencial para alcançar agricultores em todo o Brasil, especialmente em regiões com pequenas propriedades rurais (entre 1 a 30 hectares) e mais distantes das unidades fixas de entrega de embalagens vazias de defensivos. Atualmente. Confira no LINK, os locais e datas onde e quando as embalagens vazias de agrotóxicos podem ser entregues. O estado do Ceará conta com três postos de recebimento localizados nos municípios de Quixeré, Abaiara e Ubajara.
Também participaram da reunião, pelo inpEV, a coordenadora Ana Telma Maia Soares, o coordenador regional de Operações, Gustavo Pimentel; o coordenador de Centrais inpEV – Central Mossoró, Antônio Gomes Batista (Braga); o Presidente Luiz de Melo e o gestor de Ubajara, Antônio Macedo Júniorr, da Associação do Comércio Agropecuário do Ceará (Acace). Pela Sema, além do Secretário Cassimiro e do coordenador Gusmão, também participaram, as técnicas da Codes, Willyanne Rocha e Viviane Monte.