Sema retoma estudos para o Zoneamento Ecológico Econômico do Maciço de Baturité
26 de março de 2025 - 22:20
Uma reunião estratégica, na Câmara Municipal de Pacoti, marcou, nessa quarta-feira (26), a retomada dos estudos para o Zoneamento Ecológico-Econômico do Maciço de Baturité (ZEEM), instrumento político e técnico do planejamento, cuja finalidade é otimizar o uso do espaço e as políticas públicas.
O encontro contou com a presença da titular da Sema, Vilma Freire, e dos prefeitos de Baturité, Herberlh Mota; de Pacoti, Marcos Norjosa; de Redenção, Selma Marinho Fernandes; e de Barreira, Marcio Gley Nascimento Silva, além de outras autoridades locais.
Vilma Freire destacou a importância do ZEEM, afirmando: “Esse instrumento entrega a segurança de que o desenvolvimento da região deve acontecer, mas de forma sustentável”.
O ZEEM busca garantir que o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental ocorram de forma integrada. Ao oferecer diretrizes claras para o uso sustentável do solo, o zoneamento visa promover uma ocupação ordenada, alinhada às exigências legais e ambientais. A sua implementação também abrirá oportunidades para a captação de recursos externos e facilitará o desenvolvimento de planos de ação compatíveis com a legislação vigente.
O diálogo foi conduzido pelo professor do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente (Sema/Funcap), Jader Santos, que coordena os estudos e teve como objetivo sensibilizar os gestores municipais para a definição de um Grupo de Trabalho (GT) que dará continuidade ao processo iniciado em 2022. Ele iniciou a apresentação com a linha do tempo do ZEEM, destacando as etapas já cumpridas e os próximos passos do planejamento. Ele ressaltou que o sucesso do projeto depende da forte integração entre o governo estadual e as prefeituras, além de uma articulação política eficaz entre os entes envolvidos.
“É fundamental essa articulação entre os entes, mediada por esse conhecimento técnico para que o zoneamento atenda tanto às expectativas dos municípios quanto do governo do Estado e da sociedade como um todo. Setor produtivo e movimentos de sociedade civil organizada”, pontuou Jader.
Para o prefeito de Baturité, Herberlh Mota, o zoneamento representa uma oportunidade para adotar novos rumos, diferentes das políticas públicas anteriores. Ele acredita que a elaboração de um plano diretor para os municípios da região contemplará questões ecológicas, ambientais e, principalmente, a criação de Autarquias Municipais. “É uma prerrogativa nossa licenciar, fiscalizar e proteger o nosso meio ambiente”, afirmou.
O encontro reforçou a importância da integração entre o Estado e as prefeituras para garantir que o ZEE atenda às expectativas de todos os envolvidos. Com foco na articulação política e no trabalho conjunto, o evento reafirmou o compromisso de tornar o zoneamento uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento sustentável da região do Maciço de Baturité.