Gestão da APA do Boqueirão do Poti e do Parque Estadual do Cânion do Rio Poti e a de Crateús dialogam sobre parcerias
24 de março de 2025 - 14:16
Encerrado neste mês de março, o ciclo de encontros do gestor das Unidades de Conservação (UCs) estaduais, Área de Proteção Ambiental (APA) do Boqueirão do Poti e Parque Estadual Cânion Cearense do Rio Poti, Danilo Soares, com gestores públicos do município de Crateús. Iniciadas em fevereiro, o gerente das UCs se reuniu com o Secretário de Meio Ambiente, Sales Neto e a subsecretária, Márcia Andrade; com a Secretária de Turismo Joaquina Machado e o subsecretário Emanuel Timbó,
De acordo com Danilo , na pauta, parcerias e alinhamentos para proteger, preservar, promover ações sustentáveis no âmbito da Educação Ambiental e Turismo Sustentável, a questão da fiscalização dentro e fora das UCs estaduais, na região. “Dialogamos sobre as mudanças climáticas, prevenção e combate aos incêndios florestais, especialmente sobre o monitoramento para evitar crime ambientais”, relata.
O gestor destacou que durante os encontros ele deu ênfase à importância estratégica de envolver nas ações, as escolas, os integrantes do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) do município, a Rede de Catadores local, as comunidades Indígenas e as Ribeirinhas, associações e a sociedade em geral. Danilo Soares também se reuniu com o Secretário de Defesa Civil do município de Crateús, Teobaldo Neto.
Saiba mais
APA do Boqueirão do Poti é a maior UC estadual, com 63.332 ha, que se estendem pelos municípios de Crateús, Poranga e Ipaporanga. A APA abriga em seu território o Parque Estadual do Cânion do Poti que possui 3.680,55 hectares de extensão e está localizado entre os municípios de Crateús e Poranga. O Parque serve como Zona de Amortecimento da APA, ajudando a preservar as nascentes que abastecem as comunidades e os sítios arqueológicos e paleontológicos que ali se encontram. As duas UCs estão sob a gestão da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema).