GT do Programa de Florestamento, Reflorestamento e Educação Ambiental se reúne pra discutir parcerias
21 de março de 2025 - 16:41
Na tarde desta sexta-feira (21), durante reunião em ambiente híbrido, o técnico da Célula de Políticas de Flora (Ceflor), Lucas Silva, da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio), da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), coordenou reunião com o Grupo de Trabalho (GT) do Programa de Florestamento, Reflorestamento e Educação Ambiental.
Na ocasião, a técnica da Coordenadoria do Desenvolvimento Sustentável (Codes/Sema), Mônica Carvalho, fez uma apresentação de nivelamento do Programa Estadual de Combate e Prevenção à Desertificação, no âmbito do Comitê Estadual de Mudanças Climáticas. Em seguida, o representante da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Josias Farias, apresentou propostas de parcerias Ematerce e Sema , no contexto das questões ambientais.
Entre as propostas Josias sugeriu uma parceria no contexto das mudanças climáticas.“É urgente, não só com foco na seca”, disse. Ele também destacou parceria com a Sema nas questões, do mapeamento de áreas degradadas da Caatinga e a da busca por recursos. “A Ematerce está sendo cobrada pela sua sustentabilidade, inclusive a financeira”, afirmou.
A reunião foi encerrada pelo técnico Lucas que repassou artigos da minuta do Decreto de Regulamentação da Lei nº 17.929/2022, que dispõe sobre o Programa de Florestamento, Reflorestamento e Educação Ambiental do Estado do Ceará. “A ideia é que os integrantes possam fazer uma leitura de apreciação e envie colaborações”, destacou. Ele deu um prazo de sete dias para receber sugestões de alterações da minuta.
Participaram do encontro além de técnicos da Sema e Embrapa, representantes da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) e da Universidade Estadual do Cear (UECE).