Projeto Saberes das Águas promove Educação Ambiental, em Itapipoca
18 de março de 2025 - 14:53
A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), em parceria com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), iniciou, nesta terça-feira (18), o Projeto Saberes das Águas. Uma iniciativa, que tem o objetivo de promover educação ambiental aos diversos atores sociais envolvidos na gestão dos recursos hídricos gerenciados pela Cogerh, sobretudo membros das Comissões Gestoras e jovens integrantes do Programa Agente Jovem Ambiental-AJA, fortalecendo a gestão dos recursos hídricos, o controle social e o sentimento de pertencimento ao território.
O Açude Poço Verde, em Itapipoca, foi o primeiro território a receber as ações do Projeto. Cerca de 30 pessoas, participaram da ação, incluindo membros da Comissão Gestora, do Comitê da Bacia do Litoral, técnicos da Cogerh, técnicos da prefeitura municipal e integrantes do Programa AJA.
O técnico da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas) da Sema, Sérgio Mota, foi um dos facilitadores da atividade e abordou o tema Educação ambiental e o cuidado com a água. Segundo Mota, “A água é o bem mais precioso deste planeta, contudo nem todas as pessoas entendem que cuidar da água não é só usá-la racionalmente. Reduzir e reciclar o lixo, usar a energia elétrica com consciência, plantar e cuidar das árvores, participar dos mecanismos de controle social, tudo isso também é uma forma de cuidar das águas”, disse.
De acordo com Ana Araújo, assessora socioambiental da Cogerh, “a participação dos AJAs também tem o objetivo de estimular a inserção deles como membros das Comissões Gestoras e Comitês de Bacia, contribuindo na preservação e conservação das águas de suas localidades.”
A atividade também abordou temas como a gestão de recursos hídricos, gestão participativa e educação ambiental.
O Projeto Saberes das Águas é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica assinado entre Sema e Cogerh. A próxima capacitação está prevista para o mês de maio, na Bacia Hidrográfica do Curu.