Votações e propostas marcam o segundo dia da 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente
15 de março de 2025 - 13:48
O segundo e último dia da 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, ocorrido neste sábado (15), no Sesc Iparana, em Caucaia, foi marcado pela eleição dos delegados e seleção das propostas, que representarão o Ceará na etapa nacional, em Brasília.
Logo cedo, os participantes foram recepcionados pela titular da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Vilma Freire, que agradeceu a participação de todos e destacou a importância deste momento. “A presença e o empenho de cada um de vocês reafirmam o compromisso coletivo pela preservação e pelo cuidado com o nosso meio ambiente. Este evento é um marco importante na construção de políticas públicas que garantem um futuro sustentável para o nosso Estado. Juntos, podemos fazer a diferença e promover um legado ambiental mais forte e inclusivo para as próximas gerações”, declarou.
Representantes do Poder Público, sociedade civil, populações tradicionais e especialistas – distribuídos nos eixos temáticos: Mitigação; Adaptação e Preparação para Desastres; Justiça Climática; Transformação Ecológica; e Governança e Educação Ambiental – avaliaram as mais de 270 propostas, elaboradas nas Conferências Municipais e Intermunicipais, que ocorreram no Ceará entre os meses de outubro de 2024 e janeiro de 2025.
Para promover a ampla participação de populações e territórios em situação de vulnerabilidade climática nos diálogos sobre as medidas de adaptação às mudanças climáticas, a seleção dos delegados foi organizada em cinco segmentos: Sociedade Civil, Comunidades Tradicionais e Povos Indígenas, Setor Privado, Governo Estadual/Federal e Governos Municipais.
O Agente Jovem Ambiental (AJA) Francisco Gabriel Rodrigues Barbosa, de 18 anos, veio de Crateús para participar do evento e foi um dos delegados eleitos para representar o Ceará na etapa nacional. Indígena do Povo Potiguara ele conta que participou dos debates do eixo V – Governança e Educação Ambiental, já que o Plano de Ação Comunitário que ele executa no programa tem foco na Educação Ambiental na Escola Raízes Indígenas.
Recém aprovado no vestibular para cursar Engenharia Ambiental na Universidade Federal do Ceará (UFC), o jovem revelou sua alegria em representar o estado em Brasília. “Estou muito feliz e minhas expectativas são as melhores para levar essas propostas e junto com os outros delegados ajudar a construir um futuro melhor para o nosso planeta”, declarou.
Ao todo, foram eleitos 50 delegados titulares e 50 suplentes, dos segmentos Sociedade Civil, Poder Público e Setor Privado, que irão subsidiar a criação de políticas públicas mais eficazes e sustentáveis, que possam contribuir para a adaptação das cidades à nova realidade climática.
Conferência Nacional do Meio Ambiente
Coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), a 5ª CNMA é um processo participativo que promoverá um amplo diálogo sobre a temática da emergência climática. Toda a população brasileira, sobretudo aquela que vive em territórios e em condições vulneráveis, poderá apontar soluções para o enfrentamento dos problemas relacionados à mudança do clima.
A primeira Conferência Nacional do Meio Ambiente foi realizada em 2003 e tratou do fortalecimento do Sistema Nacional do Meio Ambiente. Cerca de 65 mil pessoas participaram do processo. Já a segunda, ocorreu em 2005 e debateu a “gestão integrada das políticas ambientais e uso dos recursos naturais”, com 86 mil pessoas. Três anos mais tarde, em 2008, o tema da terceira conferência abordou as mudanças climáticas. Aproximadamente 115 mil brasileiros participaram das discussões. A última convenção foi desenvolvida em 2013. Na época, 200 mil pessoas trataram do tema de resíduos sólidos.