Mudança Climática é tema de encontro do Conselho Gestor do Parque Botânico e da APA do Estuário do Rio Ceará
27 de fevereiro de 2025 - 14:48 #Unidades de Conservação
Na manhã dessa quarta-feira (26), ocorreu a 1ª Reunião Ordinária de 2025 do Conselho Gestor do Parque Estadual Botânico do Ceará e da Área de Proteção Ambiental (APA) do Estuário do Rio Ceará, Unidades de Conservação (UC) estaduais gerida pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema). O encontro aconteceu no auditório do (PEBC) e foi marcado por mais um Ciclo de Capacitações para Conselheiros, que dessa vez abordou o tema “Mudanças Climáticas: Desafios e Perspectivas Sustentáveis”.
A palestra foi conduzida pela bióloga Mônica Carvalho Freitas, da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável da Sema e discutiu os impactos das mudanças climáticas, com base científica e dados relevantes, além de destacar os compromissos do governo brasileiro sobre o tema. A especialista também enfatizou a importância da manutenção das Unidades de Conservação (UCs) no contexto cearense e as ações da Sema na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e elogiou a iniciativa. “Ações como essa evidenciam o comprometimento da equipe com a gestão participativa das UCs e uma visão integrada das atividades realizadas pela Secretaria”, declarou Mônica.
A gestão do Parque Estadual Botânico e da APA do Estuário do Rio Ceará promove capacitações regulares para os membros do conselhos gestores abordando problemáticas e alternativas da temática ambiental.
Saiba mais
O conselho gestor de UCs é uma forma de trazer as pessoas para o centro do processo decisório de áreas protegidas, contribuindo para que diferentes estratos e camadas sociais não só decidam encaminhamentos, mas também desfrutem, da maneira mais igualitária e justa possível, dos benefícios que estas áreas produzem e oferecem.