Sema capacita viveiristas para aprimorar a produção de mudas no Ceará

21 de fevereiro de 2025 - 11:30

 

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) promoveu, na última quarta-feira (19), uma capacitação para os profissionais responsáveis pelos Viveiros Estaduais do Parque Estadual do Cocó – Área Adahil Barreto e do Parque Botânico do Ceará (PEBC), além dos Viveiros Regionais de Ubajara, Iguatu e Pedra Branca. A atividade aconteceu no PEBC e teve como foco melhorar e expandir a produção de mudas nativas em todo o estado.

A capacitação foi ministrada pelos biólogos da Sema, Christopher Morais e Roberta Rocha, que abordaram a importância da produção e do plantio de espécies nativas, conforme o Programa de Valorização de Espécies Vegetais Nativas, instituído pela Lei nº 16.002/2016. Durante a formação, também foram detalhadas as etapas da produção de mudas, incluindo coleta de sementes, preparo de substratos, semeadura, transplantio e plantio.

Ao final do evento, os participantes conheceram, na prática, as técnicas aplicadas no Viveiro Estadual do Parque Botânico. A visita técnica incluiu demonstrações sobre beneficiamento de sementes, compostagem, transplantio das mudas e uso de hidrogel para melhorar a retenção de água e a absorção de nutrientes no solo.

“Com essa capacitação, a Sema reforça seu compromisso com a preservação ambiental e a melhoria contínua da produção de mudas nativas no Ceará, garantindo a sustentabilidade e a conservação da biodiversidade”, destacou Christopher Morais.

Saiba mais

Para incentivar o uso e a preservação das espécies nativas no fortalecimento da biodiversidade cearense, a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) conta com trabalho permanente de produção e doação de mudas para ações de recuperação de áreas degradadas, arborização urbana e programas de educação ambiental nos municípios do Estado.

Para saber como solicitar mudas, clique aqui.