Sema visita Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos da Aquasis, em Caucaia
23 de janeiro de 2025 - 15:33
Nesta quinta-feira (23), a titular da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Vilma Freire, e a secretária de Planejamento e Gestão Interna da pasta, Karyna Leal, realizaram uma visita à sede da ONG Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), localizada nas instalações do Hotel Ecológico do SESC – Iparana, em Caucaia.
A visita foi guiada pelo veterinário Vitor Luiz Carvalho, gerente do Programa de Mamíferos Marinhos, que apresentou o Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos da Aquasis (CRMM), além da mostra osteológica e réplicas em tamanho real de espécies marinhas, com destaque para o peixe-boi-marinho (Trichechus manatus), a principal espécie atendida no Centro de Reabilitação.
“Aqui no centro, nosso foco é a reabilitação do peixe-boi marinho e eventualmente, a gente também recebe chamados de resgates, encalhes de golfinhos, e baleias, vivos e mortos. E vamos passar, bem em breve, a resgatar e reabilitar as aves marinhas e tartarugas marinhas também”, explicou Vitor. Ele também destacou que a visita direta aos animais em processo de reabilitação não é permitida, conforme a instrução normativa do Ibama.
Para a secretária Vilma Freire, a sede da Aquasis, em Caucaia, é um importante espaço de educação ambiental, e destaca a parceria da ONG com a pasta. “ A Aquasis realiza um importante trabalho, que impacta de forma positiva as Unidades de Conservação estaduais de Baturité e de Icapuí”, pontuou Vilma Freire.
Parceria Aquasis e Sema
A Aquasis desenvolve, ações de monitoramento e preservação na Área de Proteção Ambiental (APA) Berçários da Vida Marinha, localizada no município de Icapuí com o Programa de Monitoramento de Maníferos Marinhos. A região, que abriga espécies ameaçadas de extinção, como o peixe-boi, além de tartarugas marinhas e aves como o maçarico-do-papo vermelho, recebe iniciativas que visam a conservação da biodiversidade local e a manutenção da integridade física da unidade de conservação, com ênfase na aclimatação do peixe-boi e em outros esforços que garantem a proteção ambiental.
Recentemente a Gestora da APA, vem articulando e fortalecendo a parceria AQUASIS – SEMA, por intermédio de reuniões com a coordenação da base local de Icapuí, para alinhar as potencialidades e fragilidades da região que abrange a poligonal da unidade. Capacitações, rodas de conversa com a comunidade sobre diversas temáticas que impulsiona a integridade física da APA, bem como seus serviços ecossistêmicos e reuniões estão previstas para esse semestre, em parceria.
A ONG também atua fortemente no Refúgio de Vida Silvestre Periquito Cara Suja, Unidade de Conservação localizada em Guaramiranga.
Saiba mais
A Aquasis é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão conservar a biodiversidade, estimulando mudanças de atitude para a construção de uma sociedade sustentável. O Programa de Mamíferos Marinhos (PMM) estuda os mamíferos aquáticos encontrados no Ceará, com ênfase no peixe-boi marinho (Trichechus manatus) e no boto-cinza (Sotalia guianensis), espécies ameaçadas de extinção e com o maior índice de mortalidade no estado.