Sema avança nas parcerias para implementação do Plano ABC+ CE

20 de janeiro de 2025 - 16:14

Equipe da Coordenadoria do Desenvolvimento Sustentável (Codes), da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), recebeu representantes da Companhia Alvoar Lácteos Nordeste S/A, fabricante de produtos alimentícios e bebidas. Na pauta do encontro ocorrido na tarde do último dia 17, a construção de mais uma parceria para o Plano ABC+ Ceará (ABC+CE).

O coordenador da Codes/Sema, Fábio Gusmão conduziu a reunião que contou com a participação da representante da Alvoar, Tatiana Araújo, e do pesquisador Prof. Gabriel Nuto, que coordena o projeto sobre Mudanças Climática, no contexto do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente Sema/Funcap. Também presentes, o orientador da Célula de Gestão Políticas Públicas e Projetos Ambientais (Ceproa/Codes), Wilker Sales, e as técnicas da Codes/Sema, Aline Parente e Viviane Monte.

O ABC+ Ceará (ABC+CE) é um Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, com metas estabelecidas até 2030, visa aumentar a eficiência e resiliência dos sistemas produtivos cearenses frente às mudanças do clima a partir de uma gestão integrada da paisagem e da proteção do bioma Caatinga e dos ecossistemas associados. Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

De acordo com Gusmão, o plano foi desenvolvido no Ceará de forma democrática e participativa. “Construído de maneira conjunta e colaborativa entre os membros do Grupo Gestor Estadual (GGE), onde foi possível integrar as políticas e planos voltados para a agricultura desenvolvidos no Estado por instituições do Governo, academia, sociedade civil e mercado”, relata. Atualmente, o ABC+CE representa um importante avanço na agenda climática no que se refere cumprir ao cumprimento dos acordos internacionais assinados pelo Ceará em direção à neutralização das emissões líquidas de carbono até 2050.

O coordenador da Codes explicou que considerando a relevância do Plano ABC+CE, surgiu o interesse por parte da Alvoar de integrar o GGE, participando como parceiros na estratégia de sustentabilidade. “O foco da empresa está nas questões de conformidade legal, resíduos, recursos hídricos, prevenção a poluição, emissões de gases de efeito estufa, desmatamento entre outras, por meio da minimização dos impactos ambientais da operações da Companhia”, explica.

Saiba mais

Sediada em Fortaleza, a Alvoar Lácteos foi fundada em 2022, como resultado da operação societária de duas empresas líderes de mercado, a cearense Betânia Lácteos e a mineira Embaré. “Comprometidas com a sustentabilidade, as empresas compartilham valores éticos, além da excelência e da qualidade, como marcas de suas trajetórias. Juntas, formaram uma Companhia guiada por paixão pelo leite, pelo campo e pelas pessoas”, disse a representante da empresa.