Codes/Sema e Nutec discutem a inclusão dos catadores e catadoras nas cadeias produtivas

15 de janeiro de 2025 - 14:33 # # #

Nesta terça-feira (14), representantes do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (NUTEC) foram recebidos pelo coordenador de Desenvolvimento Sustentável (Codes), Fábio Gusmão, da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema). Na pauta, a inclusão socioeconômica dos catadores e catadoras de materiais recicláveis nas cadeias produtivas.

De acordo com o coordenador, o grupo discutiu a possibilidade do estabelecimento de uma cooperação técnica entre Sema e Nutec, visando desenvolver soluções ambientalmente adequadas, com foco, principalmente, no manejo e destinação dos orgânicos e eletrônicos. “Uma alternativa para promover a economia circular, a redução de impactos ambientais, redução da situação de vulnerabilidade social e econômica da categoria, além de atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e a Política Estadual”, disse.

A parceria Sema/Nutec propõe fortalecer o papel do Ceará como referência em sustentabilidade e inovação no gerenciamento de resíduos sólidos. A proposta também incluiu o debate sobre a implementação de tecnologias inovadoras para o reaproveitamento de materiais, bem como estratégias para fomentar a conscientização e o engajamento de setores produtivos e da sociedade em geral na gestão integrada dos resíduos.

Além do coordenador da Codes, participaram da reunião pela Sema, as técnicas, Willyanne Ferreira Rocha, Renata Martins e Viviane Monte. Representando o Nutec, compareceram:
Ari Clecius Alves de Lima, Fádia Valentim e Edna Maria Silva Cordeiro.

PNRS

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), aprovada em 2010, é um marco regulatório que estabelece responsabilidades, metas e prazos para o setor, questões relacionadas à gestão de resíduos sólidos e a inclusão socioeconômica de catadores e catadoras de materiais recicláveis, visando melhorar as condições de trabalho da categoria.

Programa Auxílio Catador

O Auxílio Catador é uma iniciativa do Governo do Estado que reflete o compromisso do Ceará com a sustentabilidade e a dignidade dos trabalhadores da cadeia da reciclagem. O programa visa fortalecer e valorizar o trabalho dos catadores e catadoras cearenses, melhorando as condições de trabalho e renda e fomentando a inclusão socioeconômica da categoria.