Diversão, Educação Ambiental e conexão com a Natureza marcam o retorno do Férias no Parque
13 de janeiro de 2025 - 14:32 ##Cocó #Sustentabilidade ##educação ambiental
Nem a chuva que caiu no início da manhã deste domingo (12), no Parque Estadual do Cocó, atrapalhou a volta do Férias no Parque. O Sol logo saiu e as atividades – zumba, yoga, oficinas de Arte e Educação Ambiental, distribuição de mudas, futebol infantil, visitação ao Viveiro, entre outras – programadas pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), para a segunda edição do projeto, tomaram conta do maior parque natural em área urbana do Norte e Nordeste.
A secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna, da Sema, Karyna Leal, participou do primeiro domingo da edição 2025 do Férias no Parque. Ela destacou que o projeto envolve uma gama de ações de recreação e lazer voltadas para a família. “É um momento de descontração, quando todos que aqui estão buscam uma conexão com a natureza e usufruir da programação desenvolvida pela equipe da Secretaria”, disse.
Tenda das Oficinas
Técnicos das coordenadorias de Educação Ambiental (Coeas), Desenvolvimento Sustentável (Codes) e Biodiversidade (Cobio), da Sema, receberam o público na Tenda das Oficinas. A Codes mostrou de forma lúdica como é fácil praticar a Coleta Seletiva. “Com uma dinâmica bem simples, estamos orientando as crianças como identificar o coletor adequado para cada tipo de resíduo”, explicou o coordenador da Codes, Fábio Gusmão.
Alguns frequentadores do Cocó, mesmo com a variada programação de lazer e recreação organizada pela Sema, são muito criativos. Em meio a tantos piqueniques, a frequentadora habitual da Unidade de Conservação (UC), Glace de Lima Gomes, organizou o piquenique de aniversário da cachorrinha Guerda. “A Guerda é amiga da minha cachorra Flora e nós não podíamos deixar passar em branco os quatro aninhos dela”, contou. Além de Flora, ainda tinham mais quatro convidados PETs, ele usufruíram do bolo confeitado e de outros comes e bebes só para cachorros.
Fraternidade e Ecologia
Francisca Valéria Gomes Pereira, ministra da Juventude Franciscana (Jufra), no Ceará, comandava um grupo com mais de 50 jovens católicos que escolheram o Parque do Cocó para encerrar o primeiro congresso estadual da Jufra. “São jovens de Ibiapina, Milagres, Itapipoca, Sobral e Canindé que amam o evangelho, a natureza e estão aqui para um momento de oração”, relatou. O grupo foi motivado pela Campanha da Fraternidade 2025 que tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, inspirado nos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, o Padroeiro da Ecologia.
Quem neste domingo visitou o Viveiro do Cocó teve a oportunidade de levar para casa uma muda de planta de espécie nativa. De acordo com o biólogo da Cobio, Christopher Morais, é uma forma de incentivar a população para a importância de plantar árvores. “Distribuiremos 100 mudas por domingo”, disse. Em todas as edições do Férias no Parque haverá doação de mudas. A edição do dia 19 de janeiro já está confirmada.