Ceará avança na preparação da 3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Áridas, Semiáridas e Subúmidas Secas – ICID III

3 de janeiro de 2025 - 17:12

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) sediou, nesta sexta-feira (3), reunião preparatória para a 3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Áridas, Semiáridas e Subúmidas Secas – ICID III. Evento, que acontecerá entre os dias 15 e 19 de setembro de 2025, em Fortaleza, e será realizado pelo Governo do Estado do Ceará, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

Com a presença da titular da Sema, Vilma Freire; do Secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda; do consultor do CGEE, Antonio Rocha Magalhães, a reunião teve como objetivo alinhar as estratégias e ações para o evento, que visa fortalecer o debate sobre os impactos das mudanças climáticas nas regiões secas, com foco no Semiárido brasileiro, que enfrenta desafios específicos devido à escassez hídrica e à desertificação.

Segundo o Secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda, essa é a terceira conferência convocada pelo Estado do Ceará, com o apoio do Governo Federal, e será um espaço importante para integrar as questões climáticas ao contexto da COP 30, destacando a urgência das políticas globais voltadas para as regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas.

“Nós estamos às vésperas da realização da COP30, a COP do clima, e essa discussão sobre o deserto semiárido tem um significado muito importante porque tem o objetivo de influenciar a COP30, mostrar aos principais países do mundo, que têm a maior riqueza econômica em suas mãos, e que não pode ser tratada a questão de desertos semi áridos como questão marginal, tem que ser uma questão central. Essas regiões são muito importantes no mundo inteiro, o tratamento tem que ser elevado”, destacou Inácio Arruda.

Durante a reunião foram definidos os eixos temáticos do evento, que terão como foco: Clima; Impactos; Adaptação; Mitigação e Desenvolvimento Sustentável. Aspectos administrativos e de infraestrutura do evento também foram debatidos durante o encontro.

No âmbito estadual, além da Sema, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), também coordenam a Conferência.

Para a titular da Sema, Vilma Freire, o evento visa não apenas discutir desafios climáticos, mas também promover soluções para o desenvolvimento sustentável nessas regiões vulneráveis. “A 3ª ICID é uma excelente oportunidade para fortalecer o diálogo global sobre os desafios climáticos enfrentados por nossas regiões. Este evento nos permitirá compartilhar experiências e buscar soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável, mitigação da seca e adaptação às mudanças climáticas”, pontuou.

Saiba mais


As Conferências Internacionais Sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Áridas, Semiáridas e Subúmidas secas (ICID) foram estabelecidas para fortalecer as discussões sobre o desenvolvimento sustentável das terras secas, nos âmbitos nacional e internacional.

A 1ª ICID ocorreu em 1992, como evento preparatório à Conferência de Cúpula das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD, ou Rio 92) e seu resultado mais visível foi a criação da Convenção Quadro das Nações Unidas de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos de Seca (UNCCD).

A 2ª ICID, organizada em 2010, teve o caráter preparatório à 2ª Conferência de Cúpula das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio+20), e mobilizou todas as regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas do globo, elevando as discussões a respeito dos problemas socioeconômicos e ambientais que incidam sobre a sustentabilidades do desenvolvimento das terras secas globais, e do Semiárido brasileiro, em particular.