Conselho Gestor do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio se reúne para planejar atividades de 2025
18 de dezembro de 2024 - 13:50
A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) sediou, nesta quarta-feira (18), mais uma reunião do Conselho Gestor do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio. Localizado a aproximadamente 18 quilômetros do Porto do Mucuripe, em Fortaleza, o parque é uma Unidade de Conservação (UC) totalmente submersa, no mar cearense.
A reunião foi conduzida pela bióloga Thais Pereira, gestora da UC, e contou com a presença de representantes da Sema, da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), da Capitania dos Portos do Ceará (CPCE), da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (AQUASIS), do Instituto Verdeluz, do Mar do Ceará e do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Durante o encontro, foram avaliadas as atividades realizadas no último bimestre e discutido o planejamento para o ano de 2025 no contexto do Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas – GEF-Mar, iniciativa do Governo Federal, em parceria com instituições privadas e da sociedade civil, que visa promover a conservação da biodiversidade marinha e costeira.
A emergência climática também esteve em pauta. Alice Frota, doutoranda no Programa de Ciências Marinhas Tropicais e coordenadora do projeto GTAR do Instituto Verdeluz, apresentou o impacto ambiental nas espécies marinhas. Em seguida, Thayná Caiafo, bióloga e vice-presidente do Verdeluz, abordou os efeitos do aquecimento global nas populações e as ações necessárias para mitigar esses problemas. A última apresentação ficou a cargo de Anne Gurgel, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais da UFC, que discutiu o impacto das mudanças climáticas nos corais e os fenômenos de branqueamento no parque.
Saiba mais
De acordo com a Lei Federal nº. 9.985/2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), cada UC deve dispor de um Conselho Gestor, constituído por representantes de entidades, associações, grupos organizados inseridos no território protegido, ONGs, movimentos socioambientalistas e instituições públicas na esfera federal, estadual e municipal, a fim de garantir gestão socioparticipativa da área protegida.
No Estado do Ceará, a Instrução Normativa nº 04/2015, de 1o de julho de 2015, disciplina as diretrizes, normas e procedimentos para a formação, implementação, modificação e funcionamento de conselhos consultivos e deliberativos em unidades de conservação estaduais.