Sema participa de Sessão solene para entrega do Selo Alece ESG
11 de dezembro de 2024 - 19:36
Nesta quarta-feira (11), a titular da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Vilma Freire, representou o governador do Ceará, Elmano de Freitas, na Sessão Solene de certificação do Selo Alece ESG na Gestão Pública. O evento aconteceu no Plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e contou com a presença do vice-presidente da Casa, deputado Fernando Santana; da primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão e do Superintendente Estadual do Meio Ambiente, Carlos Alberto Mendes Junior.
O selo é uma iniciativa pioneira do Legislativo cearense, promovida por meio do Comitê de Responsabilidade Social (CRS), em parceria com o Governo do Estado, e com apoio da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), que visa reconhecer as gestões municipais que atuam alinhadas às boas práticas de responsabilidade socioambiental e de governança, e contemplou 12 municípios, este ano.
A análise para a concessão do selo foi realizada por uma Comissão de Avaliação, que observou o cumprimento dos critérios contidos no Edital n.º 01/2024, referentes aos pilares ambiental, social e governança. Entre os municípios contemplados, Crato, Irauçuba e Sobral conseguiram pontuação Bronze. Já as cidades de Boa Viagem, Camocim, Capistrano, Itaitinga, Itapipoca, Mauriti, Pires Ferreira, Russas e Tauá conquistaram o nível Prata.
Em seu discurso, secretária Vilma Freire, lembrou que no último dia 29, a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima certificou 40 municípios cearenses com o Selo Município Verde, que é um Programa de Certificação Ambiental Pública que, identifica a cada dois anos os municípios cearenses que desenvolvem ações protetivas do meio ambiente e uso sustentável dos recursos naturais e destacou, que oito deles, também recebem hoje o Selo Alece ESG.
“Mais do que uma certificação, essas iniciativas são um reconhecimento de que esses municípios estão comprometidos com a implementação de políticas públicas que respeitam o meio ambiente, promovem a justiça social e tem compromisso com um futuro mais justo, sustentável e próspero para todos”, pontuou Vilma.
Para a primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, que é idealizadora do Comitê de Responsabilidade Social, o estado do Ceará é referência nacional no campo da implementação de ações e de políticas públicas de responsabilidade socioambiental e de governança e destacou a importância do Selo. “A Alece é uma instituição pública que pratica ESG de forma pioneira. A cada dia, enfrentamos desafios ambientais, sociais e econômicos, que exigem um trabalho integral para a construção de mudanças necessárias para o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental, um chamado urgente para as práticas sustentáveis. O selo Alece ESG na gestão pública reflete o alinhamento do parlamento cearense com a Agenda 2030 e a adesão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)… Precisamos minimizar os impactos ambientais e o setor público precisa fazer parte deste novo cenário”, finalizou.
Após a certificação dos municípios, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará homenageou os membros do Comitê de Responsabilidade Social pelo trabalho desenvolvido na Casa.