Missão avalia ações no Parque Estadual das Carnaúbas em visita de monitoramento

9 de dezembro de 2024 - 11:02

Nos dias 5 e 6 de dezembro, representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e Fundo de Biodiversidade (Funbio) realizaram uma visita técnica ao Parque Estadual das Carnaúbas, localizado no Ceará, para avaliar a execução das ações financiadas pelo GEF Terrestre – projeto do Governo Federal que visa promover a conservação da biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal.

A visita, que integrou um ciclo de monitoramento em diversas unidades de conservação da região Nordeste, também incluiu o Parque Nacional das Sete Cidades, o Parque Nacional de Ubajara e a Área de Proteção Ambiental da Ibiapaba. O Parque Estadual das Carnaúbas foi o último a ser visitado, sendo a única Unidade de Conservação (UC) estadual, selecionada no Ceará, para o projeto do Governo Federal.

Durante a missão, foi avaliado o andamento de ações executadas pela Associação Caatinga, que foi escolhida para elaborar o plano de visitação do Parque, implantar placas de sinalização e desenvolver um manual de boas práticas para o manejo na cadeia produtiva da carnaúba. Além disso, foi analisada a implementação da gestão da unidade, com ênfase nas salvaguardas exigidas pelo BID no financiamento de projetos em unidades de conservação.

A missão teve início com uma visita à futura sede do Parque, seguida de atividades em Pirapora e Ibuguaçu Velho, onde a equipe da Associação Caatinga realizou a aplicação de questionários com moradores locais. As ações de campo foram conduzidas pela gestora da UC, Nara Magalhães.

No dia 6 de dezembro, uma reunião foi realizada na sede da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), reunindo representantes do MMA, Funbio, BID, além da equipe da Associação Caatinga e da Célula de Conservação da Diversidade Biológica da Coordenadoria de Biodiversidade (Cedib/Cobio) da Sema. O encontro teve como pauta a discussão de quatro propostas para a criação de novas unidades de conservação no Ceará, com estudos técnicos já iniciados pela Associação Caatinga e que serão avaliados pelo Grupo de Trabalho constituído pela Sema, pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Durante a reunião, a Missão reiterou o compromisso da Sema com a criação das novas unidades de conservação pelo Governo Estadual. Estiveram presentes na reunião, o secretário executivo da Sema, Fernando Bezerra; a coordenadora da Cobio, Patrícia Jacauna; a orientadora da Cedib, Andréa Moreira; o coordenador administrativo-financeiro da Sema, Maik Santos e o coordenador geral da Associação Caatinga, em Fortaleza, Daniel Fernandes.

Saiba mais

Criado em 2006, o Parque Estadual das Carnaúbas abrange os municípios de Granja e Viçosa do Ceará, com uma área superior a 13 mil hectares. Em 2024, foram realizados estudos técnicos pela Aquasis, além de consultas públicas conduzidas pela Sema para redefinir os limites do Parque. Os resultados dos estudos indicaram a manutenção da categoria de Parque, com a proposta de mudança de nome para Parque Estadual das Serras da Ubatuba.