Agentes jovens ambientais cearenses embarcam rumo a Brasília para Seminário Nacional de Juventudes, Meio Ambiente e Justiça Climática

21 de novembro de 2024 - 13:01

 

Uma equipe do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), do município de Novo Oriente, embarcou nessa quarta-feira (20) para Brasília, onde participará do Seminário Nacional de Juventudes, Meio Ambiente e Justiça Climática, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. O evento, que ocorrerá entre os dias 21 e 25 de novembro, reunirá 84 jovens de todo o Brasil para discutir temas como a Política de Juventude e Meio Ambiente e estratégias de ação para enfrentar os desafios socioambientais nos territórios.

Representando o estado do Ceará, os jovens Francisco Giliarde Nobre dos Santos, Maria Daniela Pereira da Silva e Sabrina Loureiro Silva, que atuam no projeto “Viveiro Cultivando Pessoas”, realizado na Unidade Prisional de Novo Oriente. A iniciativa, que faz parte do Plano de Ação Comunitário dos AJAs, tem como foco a ressocialização e sustentabilidade ambiental, capacitando internos para produzir mudas para arborização e reflorestamento.

O coordenador de Educação Ambiental e Articulação Social da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Coeas/Sema), Ulisses Rolim, acompanhou os jovens até o embarque e revelou seu orgulho em presenciar este momento. “Vejo com muita alegria o reconhecimento nacional, de parte do Ministério do Meio Ambiente, ao nosso Programa AJA, e também é muito gratificante ver esses três jovens, de famílias extremamente carentes e oriundos do longínquo interior da zona rural de Novo Oriente, vivenciarem uma experiência sem tamanho que, com certeza, ficará marcada em suas vidas”, pontuou.

Durante o seminário, que tem como objetivos fortalecer a participação das juventudes na construção de políticas públicas ambientais, os jovens terão a oportunidade de trocar experiências com participantes e convidados, além de contribuir para a reconstrução do Plano Nacional de Juventude e Meio Ambiente (PNJMA), com base nas discussões da Conferência Nacional de Juventude de 2023. A programação prevê ainda a elaboração de uma Carta da Juventude Brasileira pela Justiça Climática, que será entregue na COP30.

Projeto Viveiro Cultivando Pessoas

O Projeto Viveiro Cultivando Pessoas, desenvolvido na Unidade Prisional de Novo Oriente, é uma iniciativa implantada e implementada, no contexto do programa Agente Jovem Ambiental (AJA), da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) e conta com o apoio da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) e da Prefeitura de Novo Oriente.

Participam da ação, 15 internos que estão sendo capacitados junto aos integrantes do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), para aprendizado sobre a produção de mudas que são doadas para arborização, revegetação e reflorestamento, além de beneficiar prefeituras e outros parceiros da Região.

Sobre o Programa Agente Jovem Ambiental

O Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) é uma política do Governo do Ceará, criada em 2021, por meio da Lei Estadual nº 17.383, com o intuito de selecionar jovens em situação de vulnerabilidade social, residentes nos 184 municípios cearenses, para atuação em projetos socioambientais.

O Programa é desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) e visa estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, através da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente.

Inscrições abertas 

Estão abertas as inscrições para o Programa AJA, em Fortaleza. São 1.500 vagas destinadas para a Capital, conforme o Edital 04/2024 publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do último dia 10. As inscrições serão realizadas, exclusivamente de forma eletrônica, através deste link, até o dia 24 de novembro.

Para saber mais, leia:  Inscrições abertas para o programa Agente Jovem Ambiental em Fortaleza