Sema participa do IX Seminário Afrocearencidades – Racismo Ambiental e Justiça Climática, na Uece

15 de novembro de 2024 - 12:28 #

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema) participou, nesta sexta-feira (14), do IX Seminário Afrocearencidades – Racismo Ambiental e Justiça Climática, da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Organizado pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Afrobrasilidade, Gênero e Família (NUAFRO), o evento aconteceu no Auditório Central da Uece e reuniu especialistas, ativistas e a comunidade acadêmica em um espaço de diálogo e reflexão sobre as interseções entre questões raciais e os desafios ambientais que afetam de maneira desproporcional as populações negras, comunidades tradicionais, como os quilombolas e indígenas.

Presente na solenidade de abertura, a técnica da Sema, Magla Holanda, falou sobre os impactos do racismo ambiental nas populações mais vulneráveis e destacou o papel da Sema no combate a esta problemática. “É sempre de suma importância estarmos presentes em todos os debates onde as mudanças climáticas e a Sema tem muita ciência dessa problemática e trabalha por meio de todas as suas coordenadorias projetos para  combater e mitigar os impactos desses fenômenos. E se tratando de racismo ambiental e justiça climática devemos cada vez mais ficarmos atentos as comunidades tradicionais e as periferias que são os mais afetados com os efeitos do clima e nos fazermos presentes na criação de ações de mitigação”, finalizou.

Durante o evento, a equipe da Sema também ministrou uma oficina de Educação Ambiental e distribuiu mudas de plantas nativas para os participantes.

Sobre o NUAFRO

O NUAFRO-UECE é um laboratório de pesquisa que se destaca pela promoção de debates e investigações sobre afrobrasilidade, gênero, família e as resistências de populações negras dentro do curso de Serviço Social na Universidade Estadual do Ceará. Ao longo dos anos, o laboratório tem sido uma referência no estudo das desigualdades sócio-raciais.