Sema participa da Oficina da Agenda Estratégica Atualizada do Pacto pelo Pecém, em São Gonçalo do Amarante

11 de novembro de 2024 - 14:04 #

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), representada pela técnica da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes), Aline Parente, participou, na última sexta-feira (08), da Oficina da Agenda Estratégica atualizada do Pacto pelo Pecém, em São Gonçalo do Amarante.

O Pacto pelo Pecém é uma colaboração entre o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), o Governo do Estado, Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), prefeituras de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, e a Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP). A proposta visa uma governança compartilhada, envolvendo governos e empresas. A proposta de retomada do Pacto pelo Pecém foi apresentada em maio, em reunião promovida pela Assembleia Legislativa, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Casa.

A retomada do Pacto pelo Pecém tem como um dos seus objetivos atualizar sua Agenda Estratégica elaborada em 2014, tendo em vista os novos desafios que se colocam para o CIPP com a instalação do Hub de Hidrogênio Verde e a chegada da Ferrovia Transnordestina.

O processo de atualização da Agenda Estratégica do CIPP tem buscado o engajamento das organizações públicas e privadas, a exemplo de instituições dos governos estadual e federal, as prefeituras de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, das empresas que atuam no Complexo, das comunidades que possuem relação direta com o Complexo, dos sindicatos de trabalhadores e organizações da Sociedade Civil.

A Agenda Estratégica para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e seu entorno é produto de um esforço coletivo de representantes de instituições públicas e privadas envolvidos direta, ou indiretamente no processo, coordenado pelo Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, voltado para contribuir com o desenvolvimento do empreendimento através da firmação de um Pacto pelo Pecém.

O Pacto pelo Pecém surgiu da iniciativa do Governo do Estado do Ceará em envolver o parlamento cearense na reflexão de caminhos para que o CIPP cumpra o seu papel de indutor do desenvolvimento do estado, potencializando os efeitos benéficos esperados, minimizando ou superando as ameaças a seus objetivos.