Sema participa de Sessão Solene alusiva ao Dia Mundial de Limpeza das Praias, Rios e Lagoas, na Alece

5 de novembro de 2024 - 20:43 #

Nesta terça-feira (05), a titular da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Vilma Freire, representou o governador do Ceará, Elmano de Freitas, em Sessão Solene alusiva ao Dia Mundial de Limpeza das Praias, Rios e Lagoas – iniciativa global de combate ao descarte inadequado de resíduos nos ambientes costeiros e fluviais, realizada anualmente em setembro. O evento aconteceu no Auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, no anexo da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), atendendo ao requerimento da deputada Larissa Gaspar e foi presidido pelo deputado Guilherme Sampaio.

Em seu discurso, a secretária destacou as ações coordenadas pela Sema, por ocasião da data, desde 2015 e falou da importância da iniciativa. “O principal objetivo do Governo do Ceará ao participar do Dia Mundial de Limpeza das Praias, Rios e Lagoas é sensibilizar a população para a proteção dos recursos hídricos através do engajamento da comunidade local para o cuidado com o meio ambiente. A ideia é ser o exemplo do cuidado necessário com a água e com a vida no planeta”, pontuou Vilma Freire.

Em reconhecimento ao trabalho de instituições da sociedade civil, coletivos e comunidades locais, que contribuem com ações de limpeza e educação ambiental na data, a deputada Larissa Gaspar homenageou o Instituto Verdeluz; Coletivo Nossa Iracema; Instituto Povo do Mar; Roniele Suira; Projeto Limpando o Mundo Ceará e a Sociedade Comunitária de Reciclagem de Resíduos Sólidos do Pirambu (Socrelp), que atua em parceria com a Sema nas ações do programa Coleta Seletiva Solidária.

“É uma forma da gente reconhecer esses coletivos, instituições e pessoas que, se dedicam aqui no Estado do Ceará para garantir a preservação da natureza, a garantir a limpeza das nossas praias, dos oceanos e da nossa fauna marinha… então, é uma forma da gente reconhecer esses esforços e também chamar a atenção da sociedade, para a necessidade urgente da gente estar cada vez mais próxima da natureza e fazer a nossa parte para garantir a limpeza das nossas praias e também da natureza do oceano”, explicou Larissa Gaspar.

Saiba mais

Celebrado anualmente em 21 de Setembro, o Dia de Limpeza de Praias, Rios, e Lagoas foi criada pela Rede Nacional de Educadores Ambientais durante a Conferência Internacional, ECO-92. No estado do Ceará, desde 1993, o Governo realiza campanhas de educação ambiental nas áreas do entorno dos recursos hídricos, sobretudo aqueles localizados nas Unidades de Conservação, e tem como principal objetivo sensibilizar a população para a proteção dos recursos hídricos através do engajamento da comunidade local para o cuidado com o meio ambiente.

Todos os anos, as Unidades de Conservação Estaduais, municípios, escolas, Universidades, ONG’s e setor privado trabalham em parceria, sob a coordenação da Sema, para realizar atividades de educação ambiental, como palestras, rodas de conversa, apresentações culturais, exposições e mutirões de limpeza e conscientização da população que utiliza os recursos hídricos para os diversos fins. Nas ações de limpeza, todos os resíduos são coletados por tipo (recicláveis e orgânicos/rejeitos), contribuindo para difundir a coleta seletiva como uma prática diária. Além disso, os voluntários conversam com os frequentadores sobre a importância do cuidado com o lixo gerado, entregam sacolinhas de lixo e material educativo.

Esta campanha ocorre em consonância com o Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day), movimento global, que desde 2018 já mobilizou mais de 91 milhões de pessoas, em pelo menos 190 países, para limpar as cidades, rios e comunidades dos resíduos. A iniciativa é coordenada globalmente pelo Let’s do It World e nacionalmente pelo Instituto Limpa Brasil.