Sema participa da Reunião Ordinária da Câmara Setorial da Economia Azul, na ADECE
25 de outubro de 2024 - 11:32 ##Cocó #Sustentabilidade
Nessa quinta-feira (24), a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), representada pela técnica da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes), Aline Parente, participou de mais uma Reunião Ordinária da Câmara Setorial da Economia Azul, na sede da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).-
O momento contou a palestra “A transcontinental thread: Plastic waste from Africa invades Brazil’s coast”, ministrada pelo professor Tommaso Giarrizzo, do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará (UFC). O palestrante enfatizou que, os Estudos da Universidade Federal do Ceará identificaram a origem de resíduos encontrados em praias do Nordeste. Embalagens de refrigerantes, água mineral e cosméticos consumidos na África chegam ao Brasil pelo mar. Grande parte do lixo plástico presente nas praias da costa semiárida do Ceará são provenientes do continente africano, principalmente da República Democrática do Congo, segundo uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade Federal do Ceará (UFC), publicada no dia 27 de setembro. Dos mais de mil itens plásticos analisados no estudo, realizado em 2022, 78,5% dos plásticos vieram da África, enquanto 15,7% eram de origem brasileira.
Câmara Setorial da Economia Azul
A Câmara Setorial é um órgão colegiado vinculado à Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará S/A – ADECE, tendo por finalidade propor, apoiar e acompanhar projetos e ações visando o desenvolvimento sustentável do Estado do Ceará.