Sema dialoga com Cientista Chefe sobre o Egemares e o fortalecimento da política de resíduos sólidos

22 de outubro de 2024 - 15:06 # #

Integrantes do projeto Estratégias de Gestão e Manejo de Resíduos Sólidos para o Estado do Ceará (Egemares) reuniram-se, na manhã desta terça-feira (22), na sede da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Climas (Sema). Na pauta, o alinhamento e discussões sobre oito produtos elaborados para a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e fortalecimento das políticas públicas de resíduos sólidos no Estado do Ceará.

Participaram do encontro, o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Sema, Gustavo Vicentino, a coordenadora Viviane Gomes Monte e a técnica Willyanne Ferreira Rocha, ambas de Codes/Sema, e os intgrantes do Cientista Chefe, Nájila Rejanne Alencar Julião Cabral, Francisco Humberto de Carvalho Júnior, Gemmelle Oliveira Santos, Laldiane de Souza Pinheiro e Camila Maria Nogueira de Santana.

O Egemares é um projeto da Sema, no âmbito do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente Sema/Funcap, sob a gestão da Coordenadoria do Desenvolvimento Sustentável (Codes/Sema). Entre os produtos previstos no escopo do projeto estão o Relatório da Situação dos Resíduos Sólidos; Manual de Operação das Centrais Municipais de Resíduos; Projeto Arquitetônico: Modelo Básico de Aterro Sanitário/Rejeitos; Catalogação e Execução de Dados Geoespaciais (RSU); Revisão da Política Estadual de Resíduos Sólidos; Revisão do Plano Estadual de Coletas Seletivas Múltiplas; Programa de Capacitação; Plano de Comunicação.

De acordo com o secretário da Sema, a iniciativa desempenha um papel fundamental na construção de uma base de dados abrangente e atualizada acerca da situação dos resíduos sólidos no estado, possibilitando um diagnóstico preciso e contínuo da gestão desses resíduos. “Além disso, estabelece diretrizes claras e estratégicas para a implementação efetiva e eficaz das políticas públicas de resíduos sólidos, com o objetivo de promover a coleta seletiva, ampliar a reciclagem, fortalecer a economia circular e consolidar a logística reversa no Estado do Ceará”, disse.