Sema toma posse no conselho gestor da UC federal APA Serra da Ibiapaba

15 de outubro de 2024 - 16:51

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) participou, na cidade de Viçosa do Ceará, nos dias 9 e 10 de outubro, da 23° Reunião Ordinária do Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Ibiapaba, Unidade de Conservação (UC) federal, sob a gestão do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMbio). Na pauta, a elaboração do plano de ação para o biênio 2024/2025.

Na ocasião, também ocorreu a Oficina de Capacitação do Conselho Consultivo e a posse dos novos conselheiros e conselheiras da UC. O orientador de célula, Danilo Soares Melo, das UCs estaduais, APA Bica do Ipu, APA do Boqueirão do Poti e Parque Estadual Cânion Cearense do Rio Poti, tomou posse no colegiado, como representante da Sema. Segundo o ICMBio, toda UC deve ter um conselho gestor.

De acordo com Danilo, as reuniões do Conselho acontecem para planejar ações de educação ambiental, definir estratégias de proteção aos biomas, de combate aos crimes ambientais, de prevenção e combate aos incêndios florestais, bem como sobre o convívio entre as comunidades indígenas, ribeirinhos e famílias que estão inseridas na área. “O Conselho de uma UC representa a principal instância de participação da sociedade na sua gestão, portanto, é fundamental que ele seja composto por representantes dos diversos segmentos da sociedade civil e governamental”, disse.

Saiba mais

A UC federal APA da Serra da Ibiapaba abrange uma extensão de 1.682.424,61 hectares, distribuídos em 19 municípios do Piauí e nove do Ceará. Na APA são encontradas espécies da Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica constituindo-se numa área de alta relevância ecológica.