Agentes Jovens Ambientais de Itapipoca participam de Simpósio Regional sobre o Mapeamento das Casas e Bancos de Sementes Crioulas do Estado do Ceará
11 de outubro de 2024 - 15:11 ##AJA ##educaçãoambiental #Agente Jovem Ambiental
Nessa quinta-feira (09), os Agentes Jovens Ambientais, atuantes no município dee Itapipoca, participaram do Simpósio Regional sobre o Mapeamento das Casas e Bancos de Sementes Crioulas do Estado do Ceará, com foco na Macrorregião do Litoral Oeste e Vales do Curu.
O evento, promovido pelo Instituto Veredas da Cidadania, em parceira com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), aconteceu no Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CETREDE), da cidade, e teve como objetivo a devolutiva dos dados coletados durante a pesquisa, que destacou a preservação e a valorização das sementes crioulas na região, reforçando sua relevância para a sustentabilidade e a diversidade agrícola local.
Para a AJA Indígena Tremembé, Alana Veríssimo, o momento foi bastante enriquecedor e destacou a importância da preservação dessas sementes. “Sementes crioulas são as sementes da terra, da paixão, são herança de sabedoria dos nossos ancestrais e guardam a riqueza da nossa terra do nosso povo e, por essa razão, devem ser preservadas e disseminadas”, pontuou o jovem da Barra do Mundaú.
Além dos Ajas, o evento reuniu agricultores, representantes de Sindicatos Rurais e estudantes das escolas do campo da Região.