Programa AJA, SAP e parceiros celebram primeiro aniversário do projeto Viveiro Cultivando Pessoas
10 de outubro de 2024 - 14:56
O projeto Viveiro Cultivando Pessoas comemorou o seu primeiro ano de atividade, nesta quarta-feira (9), com a realização de um evento no pátio da Unidade Prisional de Novo Oriente (UP-Novo Oriente). A iniciativa, com foco na ressocialização e sustentabilidade ambiental, é uma parceria do programa Agente Jovem Ambiental (AJA), da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), com a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) e apoio da Prefeitura de Novo Oriente.
Presentes à comemoração, a administradora da UP-Novo Oriente, Simeia Matias; o secretário do Meio Ambiente do Município, Reginaldo Paulino; a representante da Cáritas Diocesana de Crateús e coordenadora regional do Ceará Sem Fome, Daniela Cavalcante; a coordenadora regional dos jovens AJAs, Amanda Maroana; o coordenador do viveiro, policial penal Antunes Lázaro; gestores da local e regional da Ematerce; AJAs integrantes do projeto; e autoridades locais.
Na ocasião, a coordenadora dos AJAs apresentou histórico sobre a construção, parcerias, oficinas realizadas e resultados obtidos com a implantação do Viveiro Cultivando Pessoas. De acordo com Maroana ela teve a ideia do projeto em parceria com os AJAs] foram doadas 2.884 mudas, das quais 919 (32%) foram destinadas aos Planos de Ação Comunitária (PAC) realizados pelos AJAs. “Os jovens integrantes do programa AJA, atuantes na região, utilizam as mudas produzidas no viveiro para doação em ações que promovam a educação ambiental”, disse.
Parcerias
Ela também destacou que “ o projeto só está sendo possível graças às parcerias existentes com as instituições que têm contribuído com doações de materiais e recursos humanos no processo formativo dos internos e AJAs”. Ela também ressaltou que os AJAs que representarão o Ceará, no Seminário Nacional de Juventudes, Meio Ambiente e Justiça Climática, em Brasília, levarão a responsabilidade de apresentar o projeto Viveiro Cultivando Pessoas e disseminar a essência do mesmo para inspirar outros jovens de outras regiões do País.
A diretora da UP-Novo Oriente, Simeia Matias, frisou o compromisso e o zelo demonstrados pelos internos e, principalmente, pelo policial penal Antunes Lázaro, que “tem se dedicado incansavelmente à execução do projeto Viveiro Cultivando Pessoas”. Também participaram da comemoração, os AJAs Giliarde, Sabrina e Eridiana.
Projeto Viveiro Cultivando Pessoas desenvolvido na Unidade Prisional de Novo Oriente é uma iniciativa implantada e implementada, no contexto do programa AJA, do governo do estado do Ceará. As oficinas de formação dos detentos são conduzidas por várias instituições, inclusive a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Instituto Federal do Ceará (IFCE).
Saiba mais: AJA
O Programa AJA é executado pela SEMA, por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas). Visa estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, por meio da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil e focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente. Para saber mais sobre o AJA, acompanhe os Stories no Instagram da Sema (@semaceara) ou acesse o link.