Célula de Políticas de Flora da Cobio/Sema promove capacitação sobre produção de mudas para estudantes

7 de outubro de 2024 - 14:26 #

A Célula de Políticas de Flora (Ceflor), da Coordenadoria do Biodiversidade (Cobio), da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), promoveu capacitação sobre produção de mudas. A atividade ocorrida dia 4 de setembro, último, no Viveiro de Mudas da Área Adahil Barreto do Parque Estadual do Cocó, foi organizada e realizada pelo técnico Christopher Morais, pela estagiária Marina Pessurno, ambos da Ceflor, com o auxílio dos viveiristas Lourival Martins e Daniel Rodrigues.

A capacitação teve público-alvo formado por alunos do Colégio Antares. Aos estudantes, acompanhados pela professora Diana, de Geografia, foi apresentado, inicialmente, as sementes encontradas no viveiro, ressaltando a importância da preservação das espécies vegetais nativas e o quão prejudiciais às espécies invasoras podem ser para os ecossistemas do Ceará. Ao longo da atividade, puderam conhecer toda a estrutura do viveiro.

De acordo com Christopher, cada etapa da produção de mudas foi apresentada. “Começamos pela quebra de dormência das sementes para uma germinação mais rápida, passando pela transferência das mudas para saquinhos individuais e finalizando com a doação das mesmas para pessoas físicas, jurídicas e para projetos de reflorestamento em áreas degradadas”, conta.

Mudanças climáticas

Após essa etapa, o grupo de alunos foi guiado até a área de agrofloresta, dentro do viveiro, onde discutiram questões referentes às mudanças climáticas decorrentes do desmatamento, o acúmulo de gases de efeito estufa na atmosfera e todos os impactos socioambientais resultantes, ressaltando algumas espécies nativas, como a macaxeira.

O técnico Christopher explicou que durante o encerramento foi possível apresentar outras espécies vegetais nativas presentes no parque, a exemplo o pau-ferro e o pau-brasil. Segundo ele, a atividade realizada é de extrema importância, tendo em vista o programa da Sema de Valorização de Espécies Vegetais Nativas, instituído pela Lei nº 16.002, de 2 de maio de 2016. “Um dos objetivos desta Lei é disseminar a importância das espécies nativas e incentivar a conservação de seus habitats, resultando na conscientização ambiental do grupo”, explica.

Saiba mais: viveiros

Os viveiros de produção de mudas são áreas ou superfícies de terreno com características próprias, destinadas a produção, ao manejo e a proteção das mudas até que tenham idade e tamanho suficientes para serem transplantadas no local definitivo, resistindo às condições adversas do local de crescimento e apresentar um bom desenvolvimento. Funcionam em ambientes ao ar livre e são potencialmente bonitos e agradáveis, proporcionando um espaço estimulante, repleto de elementos para serem descobertos por meio de práticas e vivências.