SEMA presente na solenidade de entrega do Selo ESG-FIEC para mais quatro indústrias

2 de outubro de 2024 - 14:43

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) participou na manhã desta quarta-feira (2), no Salão Aberto da Cobertura da Casa da Indústria, da cerimônia de entrega do Selo ESG-FIEC para as empresas Duggê Sorvetes Artesanais, Cinco Quinas Pães e Doces, Carnaúba do Brasil Ltda. e Arca Plast Indústria e Comércio de Plásticos Ltda. Essas indústrias foram qualificadas pelo Programa de Certificação ESG-FIEC, com a validação internacional por suas práticas sustentáveis.

Presente ao evento, o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Sema, Gustavo Vicentino, destacou que com o selo, a Fiec aproxima ainda mais o setor produtivo das políticas públicas. “A Sema abraça a pauta ESG como importante vetor de garantia da união entre o setor público e o privado, com certeza que as nossas ações e competências são incrementadas pelas ações dessa empresas, que estão cada vez mais mais preparadas para enfrentar as variações e riscos de suas atividades econômicas”, disse.

O presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, relatou o papel da indústria desde a revolução industrial até os dias atuais, com a chegada da indústria 4.0. “É hora de utilizarmos toda a nossa inteligência e criatividade, aliados a tecnologia que nós mesmos desenvolvemos para renovar e preservar o planeta”, afirmou. A indústria 4.0 é uma revolução que transforma a produção das empresas com tecnologias de ponta aplicadas à produção e à gestão.

Sobre o Programa ESG-FIEC

O Programa de Certificação ESG-FIEC, lançado em 2022, tem o objetivo de guiar as indústrias cearenses nos projetos de sustentabilidade. O total de Selos ESG-FIEC entregues desde o início da iniciativa, chega a 19. O programa é auditado pelo Bureau Veritas, um dos maiores organismos certificadores do mundo. O selo concedido às empresas tem validade de dois anos e pode ser renovado após nova auditoria.

A certificação é uma forma de garantia de que uma empresa pratica, de fato, ações voltadas aos princípios de governança e socioambientais. Para o presidente da Fiec, “essa garantia é um fator decisivo na hora da compra de muitos clientes, além de ser um diferencial importante para muitos investidores”.

Sobre as empresas certificadas

Duggê Sorvetes – Criada em 1989, a empresa do setor sorveteiro tem atuação de destaque no ramo de sorvetes artesanais em Fortaleza, com loja no bairro Meireles. Ao longo dos último anos, o empreendimento tem aperfeiçoado a sua política de sustentabilidade com estratégias para promoção de boas práticas ESG. É hoje presidida pela Engenheira de Alimentos, Cozinheira e Confeiteira, Socorro Castro.

Cinco Quinas Pães e Doces – Com mais de 35 anos de atividade, a panificadora é um tradicional empreendimento localizado no bairro Parquelândia, em Fortaleza. O proprietário da padaria e Presidente do Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Ceará (Sindpan), Alex Martins, guia hoje a atuação do empreendimento dentro das diretrizes social, ambiental e de governança.

Carnaúba do Brasil – Indústria de beneficiamento de Cera de Carnaúba fundada em 2004, com fábrica sediada no município de Itarema, na Zona Norte do Ceará. Fundado por Gerardo Azevedo e Dedé Tibúrcio, a empresa do setor carnaubeiro busca aliar uma gestão tecnológica com o compromisso diante das pautas de responsabilidade social e sustentabilidade ambiental.

Arca Plast – Fundada em 2005 pela família Pegado, a indústria de fabricação de artefatos de material plástico tem sede atual em Horizonte, município da Região Metropolitana de Fortaleza. A empresa carrega como missão a oferta de produtos e serviços sustentáveis, destacando o compromisso com práticas que minimizam o impacto ambiental.