Sema reúne Agentes Jovens Ambientais (AJAs) de Fortaleza para alinhamento de ações
23 de setembro de 2024 - 15:48 ##AJA ##educação ambiental #Agente Jovem Ambiental
Os Agentes Jovens Ambientais (AJAs), do município de Fortaleza, participam, até a próxima quarta-feira (25), de reuniões na sede da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema). Os encontros têm como objetivo apresentar a nova coordenadora regional do AJA, na Capital, Tamara Sales e entregar os novos fardamentos. Além de discutir a revisão e atualização dos Planos de Ação Comunitária (PAC).
“São esperados 150 jovens nesses três dias. Durante esse período, nós vamos entregar o fardamento para os AJAs do último Edital, renovar o fardamento dos antigos, fazer a regionalização dos bairros e a análise do PAC, porque eles precisam atualizar esses planos, de seis em seis meses, então estamos aqui tirando as dúvidas, orientando a forma correta de produzir relatórios para dar tudo certo e atingirmos o sucesso do nosso Programa”, explicou Tamara Sales.
O coordenador de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas), Ulisses Rolim, destaca a importância desse momento de integração. “A capilaridade do Programa AJA nos impede de estarmos pessoalmente, com todos os grupos, com a frequência que gostaríamos. Obviamente, procuramos superar esta dificuldade com o uso de metodologias que envolvem encontros virtuais, mas nada com um “olho no olho” um abraço ou um aperto de mão, notadamente quanto tratamos de Educação Ambiental e ficamos muito felizes quando percebemos, neste tipo de encontro presencial, de parte dos AJAs, a alegria neste contato que ratifica a importância deles e do nosso Programa AJA”, ressaltou.
Maria Eduarda (18), é participante do Programa e atua na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Dona Creusa do Carmo Rocha, no bairro Monte Castelo. Ela falou sobre esta experiência. “O nosso PAC tem o intuito de repassar para os alunos e até mesmo para a gestão escolar ações de conscientização sobre o meio ambiente, reforçando hábitos de arborização, separação dos lixos, reciclagem e a reunião de hoje foi importante para que a gente tivesse uma visão melhor do nosso PAC e conseguir executá-lo da melhor forma possível”, pontuou.
Programa Agente Jovem Ambiental
O Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) é uma política de Estado, criada pelo Governo do Ceará, por meio da Lei 17.383/2020 e executado pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), que oferece oportunidade de atuação em projetos socioambientais para cerca de 10 mil jovens em todos os 184 municípios cearenses. Entre os objetivos do programa está a ampliação das oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil.
Podem participar jovens com idade entre 15 (quinze) e 29 (vinte e nove) anos, matriculados ou que tenham concluído o ensino médio em escola pública do Estado do Ceará, integrantes de famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico.