Sema visita em Icó, projeto que transforma isopor em tijolo
16 de setembro de 2024 - 12:59 ##Sustentabilidade
A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) visitou na última sexta-feira (13), a Associação Projeto Ajudador, no município de Icó. De acordo com a coordenadora de Desenvolvimento Sustentável da Sema, Mônica Simioni, o projeto despertou o interesse da Secretaria, por produzir tijolos ecológicos a partir da trituração das marmitas de isopor descartadas pelo programa estratégico do Governo do Estado, Ceará Sem Fome.
“Trata-se de um projeto piloto que, obtendo sucesso, poderá ser replicado em outras regiões do estado envolvendo comunidades, catadores e os 21 Consórcios Públicos Intermunicipais de Resíduos Sólidos, com abrangência de todo o território cearense e que contam com as Centrais Municipais de Resíduos (CMRs)”, afirma Simioni. Diariamente, o programa Ceará Sem Fome entrega quase 125 mil refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade.
Também participaram do encontro, a Professora Laís Costa, do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará (UFC- Russas). “Ela está coordenando um projeto se extensão no qual estão sendo verificadas a eficiência estrutural do tijolo para fins de certificação e geração de renda para a comunidade”, informa Simione. Os tijolos e o processo de produção irão sofrer ajustes para correções técnicas e adequação às normas. Em seguida, a equipe da associação será capacitada. A técnica Amanda Gomes da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes/Sema), acompanhou a coordenadora da Codes, durante a visita.
Você sabia?
O tijolo de isopor, diferente do tijolo tradicional, é um material de construção feito a partir de poliestireno expandido, conhecido como isopor. O poliestireno expandido é um plástico leve e isolante que consiste em pequenas esferas de poliestireno expandidas com vapor d’água. O resultado é uma estrutura de células fechadas cheia de ar, o que confere ao material suas características de leveza e isolamento térmico.
Apresenta muitas vantagens se comparado ao tijolo tradicional que conhecemos: leveza, o que facilita o manuseio e transporte; mantêm a temperatura interna mais estável, reduzindo a necessidade de aquecimento ou resfriamento constante; pode facilmente cortar e moldar; a produção de tijolos de isopor tende a gerar menos resíduos; e surpreendentemente , é muito resistente ao fogo e à umidade.