Sema se reúne com representante de consórcio do Sertão Central e dialogam sobre moeda social
23 de agosto de 2024 - 16:35
Secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna, Gustavo Vicentino, da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), se reuniu na tarde desta sexta-feira (23), no gabinete da Sema, com a Superintendente do Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos da Região Sertão Central I (CONSERCE I), Renata Fontes. Na pauta, apresentação de projeto voltado à valorização dos resíduos a partir da implantação de lojas, denominadas Eco’Tainer, onde os resíduos poderão ser trocados por uma moeda de comercialização local ou moeda social.
Além do executivo da Sema, também participaram do encontro, a coordenadora Mônica Simioni, e a técnica Willyanne Rocha, ambas da Coordenadoria do Desenvolvimento Sustentável (Codes/Sema). São integrantes do Conserce I, os seguintes municípios: Banabuiú, Choró , Ibaretama, Ibicuitinga, Quixadá e Quixeramobim.
Saiba mais: moeda social
De acordo com o Banco central, a moeda social é um instrumento para lidar com “falhas” estruturais dos sistemas financeiros. Trata-se de um “complementar” à moeda fiduciária oficial e não cumpre todas as funções da moeda, é um meio de troca. Ninguém é (ou pode ser) obrigado a aceitar uma moeda social ou a participar de um sistema de moedas sociais.