Sema participa de reunião da Câmara Setorial da Economia Azul para discutir os impactos da erosão costeira no Estado
23 de agosto de 2024 - 15:12
A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) participou, nesta quinta-feira (22), de mais um Reunião Ordinária da Câmara Setorial da Economia Azul, desta vez para
debater o impacto da erosão costeira no Ceará e ações de combate.
O coordenador do Projeto Espacial Ambiental-PEA, do Programa Cientista Chefe de Meio Ambiente (CCMA), Davis Pereira, mencionou em sua apresentação que “é preciso entender que o fenômeno da erosão é natural. Sempre existiu. Ocorre que, ao ocupar as zonas de domínio da maré, o homem barra o seu caminho natural. Assim, ela vai encontrar pela frente a urbanização e acontece a destruição que estamos vendo”, pontuou.
Durante a reunião, a técnica da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes) da Sema, Aline Parente, destacou que a erosão costeira no estado do Ceará é um fenômeno preocupante que tem afetado algumas áreas da zona costeira cearense ao longo do tempo e também enfatizou o papel da Secretaria nesta pauta. “Equipes técnicas da Sema e do CCMA estão em fase de elaboração dos planos de contingências de erosão costeira, derrame de óleo e riscos associados às falésias, que serão instrumentos que irão contribuir para o aperfeiçoamento de protocolos e procedimentos necessários à mitigação de impactos ambientais, sociais e econômicos ao longo da costa do Estado do Ceará”, informou.
CÂMARA SETORIAL DA ECONOMIA AZUL
A Câmara Setorial é um órgão colegiado, vinculado à Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), e tem por finalidade propor, apoiar e acompanhar projetos e ações visando o desenvolvimento sustentável do Estado do Ceará.