Sema se reúne com técnicos baianos sobre programa Auxílio Catador
22 de agosto de 2024 - 16:54
Na manhã desta quinta-feira (22), a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) participou de reunião online, a convite do Governo do Estado da Bahia. Na pauta, a apresentação , por parte da equipe da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes/Sema), do programa Auxílio Catador, que atende 3.655 catadoras e catadores associados, no estado do Ceará.
De acordo com a técnica Renata Martins, da Codes, a Bahia procura aprimoramento nas ações para a inclusão socioeconômica da categoria que trabalham na coleta seletiva de recicláveis, nos municípios baianos.
Durante o encontro, a técnica Renata, a responsável pelo programa, no âmbito da Sema, apresentou detalhes do Auxílio Catador e outras estratégias desenvolvidos pela Sema na articulação para efetivação da segregação de resíduos recicláveis nos municípios cearenses . “Foi uma discussão muito válida e ficamos felizes em contribuir”, declarou. “É muito importante que os estados promovam políticas assertivas para inclusão socioprodutiva de catadores na cadeia da reciclagem, conforme preconizado na Politica Nacional de Resíduos Sólidos”, completou.
Além da representante da Sema, também participaram da reunião, a equipe técnica da Casa Civil do Governo da Bahia, membros do Comitê Executivo para a inclusão socioeconômica de catadoras(es) de materiais reutilizáveis e recicláveis da Bahia, representados por diversas secretarias. Renata lembrou que recentemente a Sema recebeu um grupo de servidores da área de informática, do governo baiano, para conhecer o funcionamento do programa Agente Jovem Ambiental. “É o Ceará sendo referência para outras unidades da Federação”, destacou Renata.