Sema promove capacitação para grupo do projeto Zona Viva sobre reflorestamento
22 de agosto de 2024 - 16:36
O Parque Estadual do Cocó – Área Adahil Barreto recebeu, nesta quinta-feira (22), moradores do Residencial Habitacional José Euclides, no Jangurussu, que são atendidos pelo Zona Viva, projeto do Governo do Estado, sob coordenação da Secretaria da Proteção Social (SPS), e que promove atividades de qualificação profissional, ações de cultura, esporte e lazer à comunidade.
O grupo participou de uma capacitação sobre reflorestamento e implantação de sistemas agroflorestais, ministrado pelo biólogo da Célula de Políticas de Flora (Ceflor), da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Christopher Morais e pelo viveirista Lourival Carvalho.
Durante a atividade, crianças e adultos aprenderam sobre o manejo de árvores juntamente com hortaliças, além de como executar plantios de sementes, quebra de dormência e do plantio das mudas.
“A ideia é que com esse conhecimento adquirido, eles possam fazer plantios no Residencial com frutíferas e algumas hortaliças na área de bosque do residencial e a própria comunidade realizarem a manutenção da área verde do espaço”, explicou Christopher.
Sobre o Viveiro
O Viveiro do Parque Estadual do Cocó, instalado na Área Adahil Barreto, sob a gestão da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima – conta com uma área de 2.241m2, composto por galpão, estufa, canteiros e composteira, com previsão de produção anual de 50 mil mudas, e disponibiliza mudas e capacitações para ações de reflorestamento e educação ambiental no Estado do Ceará.